Arquitectura

Espaço de Arquitectura promove conferência sobre Reabilitação na Exponor

A Conferência realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro

Ana Rita Sevilha
Arquitectura

Espaço de Arquitectura promove conferência sobre Reabilitação na Exponor

A Conferência realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro

Sobre o autor
Ana Rita Sevilha
Artigos relacionados
Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e Guarda à ECS
Imobiliário
Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’
Empresas
Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano
Imobiliário
Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent
Empresas
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Construção
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
Empresas
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Empresas
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Empresas
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Imobiliário
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
Empresas

“REABILITAÇÃO . Estratégias de Actuação”, é o nome da conferência que o portal Espaço de Arquitectura vai realizar no âmbito do evento do “Projecto Casa”, que irá decorrer de 6 a 9 de Dezembro de 2012, na Exponor.

A Conferência realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro, e tem como oradores os gabinetes Correia/Ragazzi, Pitágoras, Carvalho Araújo e Barbosa & Guimarães.

O portal anuncia ainda que no seu stand decorrerá uma exposição com as propostas dos concorrentes do concurso DESAFIOS URBANOS 2011, e que tem por objectivo não só a divulgação do conteúdo das propostas, mas sobretudo a criação de um espaço aberto à reflexão e à crítica sobre as várias soluções apresentadas.

Sobre o autorAna Rita Sevilha

Ana Rita Sevilha

Mais artigos
Artigos relacionados
Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e Guarda à ECS
Imobiliário
Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’
Empresas
Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano
Imobiliário
Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent
Empresas
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Construção
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
Empresas
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Empresas
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Empresas
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Imobiliário
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
Empresas
La Vie Caldas da Rainha
Imobiliário

Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e Guarda à ECS

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal)

O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transacção não é susceptível de criar entraves à concorrência efectiva no mercado.

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

O La Vie Caldas da Rainha está estrategicamente situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².

O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Ao longo dos últimos anos, a estratégia implementada pela ECS centrou-se na valorização contínua destes espaços., nomeadamente com investimento nos foodcourts, a melhoria do tenant-mix e introdução de insígnias de referência nacional.

Os activos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respectivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.

Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.

Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.

Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.

À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Imobiliário

Mercado de Escritórios com actividade moderada nos primeiros meses do ano

No 1º trimestre de 2025, foi transaccionada uma área de 14.983 m² em Lisboa, enquanto no Porto, o volume de absorção fixou-se nos 2.832 m² no mesmo período, revela análise da Savills. Em ambas as localizações as empresas Internacionais mantêm um peso muito preponderante no volume de absorção de espaços de escritórios

A análise mais recente da Savills revela que, no 1º trimestre de 2025, os mercados de escritórios de Lisboa e Porto registaram uma actividade mais moderada, num contexto de oferta limitada e comparação com um ano anterior extraordinariamente forte.

Em Lisboa, a área total transaccionada atingiu os 14.983 m². Embora represente uma descida de 80% face ao volume excepcional do 1.º trimestre de 2024 — período marcado por duas operações de grande escala que representaram 60% da ocupação.

A escassez de espaços disponíveis continua a ser um factor determinante. A procura mantém-se elevada e muito competitiva, particularmente por escritórios de elevada qualidade. Nos primeiros três meses do ano, a área de TMT e Utilities foi responsável por 36% da absorção total. Seguem-se os “Outros Serviços”, com 27%.

As rendas prime mantiveram-se estáveis nos 29 €/m²/mês, com um crescimento anual de 4%. O número crescente de contratos de pré-arrendamento demonstra a intenção das empresas em garantir com antecedência espaços estratégicos, numa conjuntura de pouca oferta. A expectativa para os próximos meses aponta para uma ligeira subida nas rendas, impulsionada pela procura consistente e pela escassez de produto ”grade A” no mercado.

“Após um ano de 2024 marcado por níveis recorde de absorção de espaços de escritórios em Lisboa, a quebra verificada no início de 2025 era, em certa medida, previsível, dada a escassa oferta actualmente disponível no mercado. Para além disso, estes números mais baixos resultam também de um alargamento dos prazos de decisão por parte dos ocupantes. Ainda assim, com base no pipeline da Savills, acreditamos que o ano de 2025 será novamente muito positivo. A procura por escritórios prime, tanto por parte de empresas nacionais como internacionais, deverá manter-se elevada, o que continuará a exercer pressão sobre os valores de arrendamento”, explica Frederico Leitão de Sousa, head of offices da Savills Portugal.

Em Lisboa, as empresas internacionais representam aproximadamente 63% do total absorvido, enquanto no Porto essa presença é ainda mais expressiva, ultrapassando os 80%. Estes números demonstram o papel fundamental que os players internacionais têm tido no dinamismo e no crescimento do mercado de escritórios em Portugal.
Este forte peso da procura internacional reforça o posicionamento de Lisboa e do Porto como cidades-destino para a expansão de negócios globais. A atractividade destas localizações deve-se a uma combinação de factores como a qualidade da infraestrutura, a disponibilidade de talento qualificado, os custos operacionais competitivos e a segurança, colocando as duas cidades portuguesas no radar de empresas multinacionais que procuram novos hubs para as suas operações, centros de serviços partilhados ou sedes regionais.

Porto com quebra de 84% no volume de absorção
Entre Janeiro e Março de 2025, o mercado de escritórios do Porto somou um volume de absorção total de 2.832 m2, representando uma descida de 84% face a igual período do ano passado, que registou um grande volume de área transaccionada. Em 2024, foram registadas seis operações acima de 1.000 m² durante este período, representando 70% da ocupação total. Em 2025, não se registaram negócios dessa dimensão, reflectindo o actual desafio de falta de oferta adequada, sobretudo de espaços prime.

A escassez de edifícios modernos e de elevada qualidade tem limitado a concretização de negócios de maior escala, impedindo algumas empresas de concretizarem os seus planos de expansão. Os Serviços Financeiros lideraram a absorção no trimestre (46%), seguidos pelas TMT’s e Utilities (36%).

As rendas de escritórios prime no Porto atingiram os 21 €/m²/mês — um crescimento de 11% face ao trimestre anterior e igualmente face ao mesmo período do ano passado — reflectindo a crescente pressão da procura por parte de empresas internacionais e locais em expansão.

“O Porto mantém-se como um polo atractivo para empresas, embora se verifique um abrandamento nos tempos de decisão. Actualmente, continuam activos alguns pedidos iniciados nos últimos dois trimestres de 2024, o que influencia directamente os níveis de absorção. Olhando para o futuro, o pipeline de cerca de 98.000 m² previstos para os próximos dois anos, com cerca de 30.000 m² já pré-colocados, reforça a confiança no mercado. Este volume deverá garantir resposta à procura actual, permitindo uma retoma gradual da actividade ao longo do ano”, refere Graça Ribeiro da Cunha, offices associate da Savills Portugal

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Ricardo Mergulhão Global Head of Talent Quadrante
Empresas

Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent

Ricardo Mergulhão irá liderar a área de Talento e Human Capital da consultora de engenharia e arquitectura em Portugal, com o objectivo de posicionar a empresa como a mais atractiva do sector em todos os mercados actua

A Quadrante, empresa multidisciplinar de consultoria e projecto em engenharia, arquitectura, ambiente e sustentabilidade, reforça a sua aposta com a atracção e retenção de talento ao anunciar Ricardo Mergulhão como o seu novo Global Head of Talent. Com uma vasta experiência em Recursos Humanos (RH), o novo responsável irá liderar a estratégia de gestão de capital humano tanto da Quadrante, como das empresas do grupo que operam nos vários mercados internacionais.

No seu novo cargo, Ricardo Mergulhão será responsável por redefinir as políticas de RH do Grupo, alinhando-as com a ambição de crescimento e expansão a nível global. Reportando directamente ao CEO da Quadrante, o novo Global Head of Talent irá desenvolver um trabalho de contínuo enriquecimento da jornada do colaborador com impacto nos mais de 1.200 trabalhadores do Grupo distribuídos por diversos mercados, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, América Latina, África e Médio Oriente, e Roménia e Europa Oriental. Trabalhará em estreita colaboração com os líderes de negócio e coordenará uma equipa de profissionais de RH em cada mercado, garantindo a implementação eficaz das iniciativas e políticas de gestão do capital humano da empresa.

Com a nova liderança de RH, a Quadrante tem como missão transformar-se na empresa mais atractiva do sector em todos os mercados onde actua. “A Quadrante tem uma visão ambiciosa e um plano sólido para se afirmar como a referência no sector, que passa por uma aposta clara na melhoria da nossa jornada do colaborador. Queremos, no fundo, ser catalisadores do crescimento das nossas pessoas, pois acreditamos que o seu desenvolvimento é, também ele, factor de impacto no crescimento da própria organização. Nessa medida, o nosso objectivo é criar um modelo de gestão de talento que não só fortaleça a nossa cultura interna num contexto multigeografia, mas que também reafirma o nosso foco em pontos como a mobilidade interna (nacional e internacional), a progressão de carreira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento e consolidação da autonomia das lideranças”, afirma Ricardo Mergulhão.

Antes de assumir a nova função, o responsável liderou esta área em empresas como a DENSO Europe, Visteon Portugal e Coca-Cola European Partners em Portugal. É mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Industrial e Organizacional, pela Universidade de Lisboa, e possui um curso de Administração e Gestão pela San Telmo Business School.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Construção

Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto

A obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, que está parada há um ano e meio devido à falência do anterior empreiteiro

CONSTRUIR

A Câmara de Aveiro adjudicou na sexta-feira por 3,2 milhões de euros a conclusão da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, que está parada há um ano e meio devido à falência do anterior empreiteiro.

“É com muita alegria que trazemos esta notícia, porque à terceira tentativa conseguimos ter empreiteiro para acabar a escola e o jardim-de-infância da Escola do Solposto”, disse o presidente da Câmara, Ribau Esteves, durante a reunião pública do executivo municipal.

A segunda fase da obra de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Solposto, com um prazo de execução de um ano, foi adjudicada por 3.254.156,07 euros, um valor “ligeiramente acima do valor base do segundo concurso”, referiu o autarca.

Esta foi a terceira tentativa da autarquia para adjudicar a obra, depois de dois concursos que não tiveram interessados.

Ribau Esteves referiu ainda que a Câmara vai pagar muito mais pela empreitada, uma vez que quando a obra foi suspensa faltavam apenas realizar cerca de 1,7 milhões de euros em trabalhos, para além dos prejuízos para os alunos e docentes que têm estado instalados em contentores, enquanto a obra não termina.

“Os contentores têm condições excelentes, mas são instalações provisórias e custam, uma fortuna à câmara”, afirmou o autarca.

A obra foi adjudicada em julho de 2021, por 2,8 milhões de euros, mas só viria a começar um ano mais tarde, em julho de 2022. Quase dois anos depois, a Câmara rescindiu o contrato com a empresa que ganhou o concurso, em virtude de ter sido declarada insolvente, a que acresceram os sucessivos e recorrentes incumprimentos na execução dos planos de trabalho previstos.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus

Centro empresarial assinala data com exposições a céu aberto, ofertas culturais aos colaboradores e parcerias locais, demonstrando que a arte no quotidiano potencia criatividade, produtividade e bem-estar

CONSTRUIR

No próximo dia 15 de Abril, para celebrar o Dia Mundial da Arte, o Lionesa Business Hub (Lionesa BH) vai transformar o seu campus numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa Open Air Gallery, já implementada como política activa de bem-estar corporativo e atracção de talento, ganha destaque com uma programação cultural especial para colaboradores e comunidade. A arte e a cultura, presentes no dia a dia deste hub empresarial, são colocadas no centro das atenções, reforçando a aposta em proporcionar um ambiente de trabalho inspirador e criativo.

No Dia Mundial da Arte, o Lionesa BH preparou uma programação especial que convida a comunidade a mergulhar na experiência artística do campus e da região envolvente. Ao longo do dia, será distribuído um roteiro ilustrado que destaca as principais obras e instalações artísticas espalhadas pelo espaço, incentivando colaboradores e visitantes a explorarem este verdadeiro museu a céu aberto. Para além do campus, e em parceria com a Área Metropolitana do Porto, serão também oferecidos cartões Andante com duas viagens incluídas, permitindo aos membros da comunidade descobrir uma rota de arte pública pela cidade, que inclui museus de referência e intervenções artísticas emblemáticas na região. Como gesto simbólico e inspirador, cada uma das 120 empresas presentes no Lionesa BH receberá ainda um exemplar do livro “Happy Hour is 9 to 5”, de Alexander Kjerulf, uma obra que reforça a importância da felicidade no local de trabalho, lembrando que um ambiente criativo e positivo é essencial para o bem-estar e a produtividade.

“A celebração do Dia Mundial da Arte é mais um capítulo da constante integração entre cultura e vida empresarial promovida pelo Lionesa BH”, diz António Pedro Pinto, head of marketing & mood lab. “Diversos estudos comprovam a relação positiva entre o acesso à arte/cultura e a produtividade, criatividade e bem-estar dos colaboradores. Uma revisão internacional recente quantificou melhorias significativas na qualidade de vida e na produtividade associadas à participação em actividades culturais. (The Guradian). No contexto empresarial, a presença de arte nos locais de trabalho está associada a aumentos de produtividade de até 35% e de bem-estar dos colaboradores em até 42%”, adianta.

De salientar que o campus já conta com exposições permanentes que fazem parte do seu quotidiano: o Gate Gallery – instalação artística de grande escala na entrada principal –, o Mural da Rua da Lionesa (com cerca de 1400 m², considerado o maior mural de arte urbana no norte do país e o espaço expositivo The Museum, onde regularmente se apresentam obras e colecções. Além destas, o Lionesa BH organiza exposições temporárias e pop-up em colaboração com parceiros de renome, como a Ferrari, a marca Tashan, a agência criativa The Martin Agency, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Essas parcerias permitem trazer ao campus desde arte contemporânea e design automóvel até projectos académicos e acervo museológico, num intercâmbio cultural único entre o mundo empresarial e as instituições artísticas. A estratégia cultural do Lionesa BH estende-se também para lá do seu recinto, através de parcerias com instituições emblemáticas da região. A colaboração com a histórica Livraria Lello e com a Torre dos Clérigos reforça a ligação entre a comunidade empresarial do Lionesa BH e a riqueza cultural local. Estas parcerias visam democratizar o acesso à cultura, oferecendo experiências exclusivas e benefícios aos colaboradores e residentes do campus, e criando uma ponte entre o ambiente de trabalho e a herança cultural da cidade.

 

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova

O projecto, para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI) consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol

CONSTRUIR

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, conclui mais um projecto de autoconsumo fotovoltaico, desta vez para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI), responsável pela gestão e manutenção do Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova, localizado no distrito de Castelo Branco.

Este projecto consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol.
Com uma potência de 550 kW, este projecto vai permitir à ARBI reduzir de forma significativa a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 em 350 toneladas por ano, totalizando 9.000 toneladas ao longo de 25 anos.

Um dos aspectos mais relevantes deste projecto relaciona-se com o facto de uma das quatro unidades de produção, a maior de todas, com 608 painéis, ter sido instalada num lago com estrutura flutuante. Esta solução sustentável, ainda rara em Portugal, permite aproveitar uma área que não serviria para outras aplicações e que permite, inclusivamente, melhorar a qualidade da própria água armazenada no lago e reduzir a sua evaporação durante o Verão. Adicionalmente, o facto de os painéis se encontrarem instalados na água faz com que a temperatura à superfície dos painéis seja mais baixa do que no solo e, como tal, a sua eficiência e, em consequência, a sua produção, serão maiores. Outro dos projectos, com 132 painéis, foi instalado com recurso a uma estrutura desenvolvida à medida sobre um dos canais de distribuição de água.

Paulo Tomé, Presidente da ARBI, sublinha que “temos como missão garantir a melhor gestão possível dos recursos hídricos da nossa região. Com este investimento na produção de energia solar, reforçamos o nosso papel na promoção da sustentabilidade ambiental e asseguramos uma redução significativa dos custos energéticos das nossas operações, o que nos permitirá alocar recursos para prestar um serviço ainda melhor aos nossos beneficiários.”

“Este é um projecto que nos orgulha não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma inovadora como aliámos a produção de energia solar à optimização dos recursos hídricos. Esta instalação flutuante é também um excelente exemplo de como a agricultura pode beneficiar da energia renovável, contribuindo ao mesmo tempo para a sustentabilidade do nosso planeta”, afirma Paulino Oliveira, responsável técnico da SunEnergy.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Quelfes integra Rede Espaço Energia

Novo balcão oferece apoio directo à eficiência energética, conforto térmico e acesso a programas de incentivo à reabilitação e uso de energias renováveis

CONSTRUIR

O novo Espaço Energia de Quelfes, no concelho de Olhão, passa a integrar a Rede Espaço Energia, uma iniciativa coordenada pela ADENE no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objectivo de aproximar os cidadãos das soluções de eficiência energética, conforto térmico e uso de energias renováveis.

“A adesão de Quelfes a esta rede é um exemplo inspirador de liderança local, assente na proximidade, inovação e capacitação dos cidadãos. A transição energética não se faz apenas com tecnologia. Exige políticas públicas próximas e territórios capacitados. Com os Espaços Energia, colocamos as pessoas no centro das decisões”, afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho, durante a cerimónia de inauguração que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, presidente da ADENE, Nelson Lage, e do presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Bruno Alves.

O Espaço Energia de Quelfes oferece atendimento gratuito e personalizado sobre eficiência energética, reabilitação urbana, autoconsumo, energias renováveis e conforto térmico. Está vocacionado para apoiar os cidadãos na adoção de soluções sustentáveis e no acesso a programas de incentivo público, contribuindo para combater a pobreza energética e promover uma verdadeira cidadania energética.

“Estes espaços não são apenas balcões de atendimento, mas sim pontos de transformação comunitária. A ADENE coordena esta rede com o propósito claro de garantir que, em todo o país, os cidadãos têm acesso à informação e às soluções que lhes permitem fazer parte da transição energética. Continuaremos a apoiar, formar e ouvir cada entidade local, porque é com esta proximidade que garantimos uma transição energética para todos”, sublinhou Nelson Lage, Presidente da ADENE.

A Rede Espaço Energia, lançada oficialmente a 29 de Janeiro de 2025, integra a reforma RP-C21-r44 do PRR e já ultrapassou a meta dos 50 balcões com cobertura nacional em todos os distritos de Portugal continental.

Além de apoiar directamente os cidadãos, os Espaços Energia funcionarão como pontos de recolha de dados para o Observatório Nacional da Pobreza Energética e serão canais para a disseminação de programas futuros, como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.

As candidaturas para a criação de novos Espaços Energia, com apoio do Fundo Ambiental, estão abertas até 30 de Maio de 2025.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Imobiliário

Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal

Intitulado “Que futuro para a habitação no interior”, o Observatório tem como objectivo “fomentar a reflexão e a troca de ideias” entre os principais agentes do sector público e privado. O evento é promovido pela Century 21 Diamond, com o apoio da Century 21 Portugal

CONSTRUIR

No próximo dia 15 de Abril, o Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, será palco do evento de debate sobre o futuro da habitação no interior do País. Intitulado “Que futuro para a habitação no interior”, o Observatório é promovido pela Century 21 Diamond, com o apoio da Century 21 Portugal, e tem como objectivo “fomentar a reflexão e a troca de ideias” entre os principais agentes do sector público e privado.

Além disso, promove o diálogo directo entre os territórios do interior, as entidades públicas e os setores financeiro e imobiliário, assim como servirá para lançar pistas concretas para políticas que promovam mais equidade territorial e melhores condições de vida nas regiões do interior.

A iniciativa conta com a presença de representantes de oito municípios da Beira Baixa, da Comunidade Intermunicipal da região e de várias entidades nacionais com responsabilidade directa no planeamento e desenvolvimento territorial. Estarão em destaque temas como o acesso à habitação, o arrendamento, o rendimento das famílias, o custo e tipologia dos imóveis, o crédito à habitação, a nova Lei dos Solos e o impacto da reclassificação de terrenos rústicos em urbanos.

Entre os oradores confirmados, contam-se os presidentes de Câmara de Castelo Branco, Fundão, Penamacor, Oleiros, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova. o presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, representantes do IHRU e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e do Turismo do Centro, entre outros. A sessão de abertura ficará a cargo de Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Herdade do Canhão
Empresas

Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€

Com 430 hectares, a Herdade do Canhão caracteriza-se por vinha, olival, cereais, azinhal e duas albufeiras. As licitações podem ser enviadas até 22 de Abril

CONSTRUIR

A Herdade do Canhão, em Mourão, junto ao Alqueva, encontra-se em leilão electrónico, no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER) da Farmácia Alcântara Guerreiro. A Leilosoc.com está a recepcionar licitações até 22 de Abril deste ano. A propriedade, composta por um lote único com nove artigos rústicos e um artigo urbano, contíguos entre si, está avaliada em 2.800.000 euros.

A Herdade do Canhão estende-se por 430 hectares de terreno, caracterizados por vinha, olival, cereais, azinhal e duas albufeiras, cuja captação e uso dos recursos hídricos está atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O imóvel situa-se no Alqueva, numa das zonas mais valorizadas do território alentejano, cuja localização é reforçada pela proximidade à fronteira com Espanha, a apenas 15 minutos do acesso rodoviário ao país vizinho.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Construir. Todos os direitos reservados.