Nascimento de nova cidade indiana conta com o envolvimento da Broadway Malyan
Segundo o gabinete de arquitectura, a cidade foi projetada para ser altamente sustentável
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Uma nova cidade está a nascer na Índia, ocupando uma área de 50 hectares a Norte de Bangalore. Lançada pela empresa Bhartiya Urban,especializada em desenvolvimento imobiliário e de infra-estruturas, e que faz parte do Grupo Bhartiya, este é um projecto que conta com o forte envolvimento da Broadway Malyan , empresa internacional de arquitectura, urbanismo e design, liderada por Stuart Rough, baseado no escritório de Lisboa.
Em comunicado de imprensa a Broadway Malyan explica que a Bhartiya City “é o maior desenvolvimento urbano dentro dos limites de qualquer área metropolitana na Índia e irá oferecer uma mistura totalmente integrada de habitação, hotelaria, comércio e usos de uma área económica especial, bem como a escolas, saúde e desporto, destacando-se como um projecto pioneiro na Índia”.
Segundo o gabinete de arquitectura, a cidade foi projetada para ser altamente sustentável, possibilitando aos seus residentes viver na proximidade dos seus locais de trabalho e dos chamados “terceiros espaços “, sendo toda a cidade acessível a pé ou de bicicleta e com ligações a uma vasta rede de transporte viário, bem como uma potencial ligação ferroviária futura.
Neste contexto a Broadway Malyan tem vindo a a trabalhar juntamente com o cliente Bhartiya Urban desde o momento em que o seu Chairman apresentou o conceito inicial – “propondo uma melhor qualidade de vida para os residentes na Índia sendo, consequentemente, a empresa nomeada para desenvolver os planos do cliente, projectando uma cidade aberta, acessível e inspiradora”.
De acordo com a Broadway Malyan o programa de trabalhos “engloba a o desenvolvimento das zonas urbanas 2 e 3, incluindo o conceito arquitectónico e desenho esquemático, design de interiores de áreas comerciais, projecto de arquitectura paisagista e estratégia de espaço público. As duas áreas são compostas por 460.000 m2 num empreendimento de uso misto, estacionamento em cave, com seis torres de escritórios, três hotéis, centro de convenções, centro comercial, cinemas, parque urbano e vastas áreas destinadas a espaços verdes, bem como a Celebration Square, um espaço público que irá acomodar 5.000 pessoas”.
O âmbito de trabalhos da Broadway Malyan inclui ainda o design conceptual para a zona urbana 1, com um total de 2.400 unidades residenciais, criação de imagem de marca, place-making, marketing, design gráfico e sinalética.
Todo o trabalho de design para as zonas urbanas 2 e 3 tem sido executado pelo escritório da Broadway em Lisboa, liderada por Stuart Rough, pelo Diretor de Arquitectura David Whitehead e Rui Vieira trabalhando em estreita colaboração com escritório de Bombaim, neste projecto que já está em construção.
Stuart Rough afirma: “O lançamento deste projecto é um marco importante para o nosso escritório na Índia., onde inaugurámos o escritório permanente em 2011. É a prova que somos uma equipe integrada, com diversos especialistas em design em diferentes sectores, que trabalham em estreita parceria com o nosso cliente, projectando a sua visão, e criando um espaço inspirador que irá melhorar a qualidade de vida de muitos. ”
Em comunicado de imprensa a Broadway Malyan sublinha ainda que “o investimento em construção na Índia atinge níveis recordes”, e que melhorar as infra-estruturas do país é a principal prioridade do governo indiano”. “No seu plano de desenvolvimento a cinco anos (2007-12) foram investidos 500 biliões de dólares e a Comissão de Planeamento da Índia estabeleceu planos detalhados para investir ainda mais 1 trilião de dólares até 2017. A Índia é também o país com maior número de ParceriasPúblico-Privadas (PPP)”.