Manuel Salgado discute no Instituto Superior Técnico “Intervenção dos arquitectos na cidade”
O evento 5X5 pretende “contribuir para uma nova visão do desenvolvimento do País”

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Manuel Salgado, Vice-Presidente da Câmara de Lisboa, fundador do ateliêr RISCO e actualmente vereador do Urbanismo de Lisboa, vai ao Instituto Superior Técnico no próximo dia 27 de Setembro, lançar uma reflexão sobre a cidade, “o que representa para as pessoas e como devem os arquitetos compreende-la”, confirma a organização do ciclo de conferências anual intitulado por“5×5”, organizada pelo Núcleo de estudantes de Arquitetura do Instituto Superior Técnico (NucleAR) e seus docentes, a decorrer de 24 a 27 de setembro de 2012 no campus.
O naipe de comentadores inclui nomesda arquitectura, como: Camilo Rebelo (24 de setembro), Paula Santos (25), João Adrião (26) e com Manuel Salgado a encerrar o ciclo (27).
Os temas do programa centram-se no plano de aprendizagem do curso de Arquitectura do Instituto Superior Técnico, desde a Materialização da Ideia em Arquitectura (1ºano) até à Discussão sobre a cidade (5ºano).
Num momento em que Portugal atravessa um período de forte ajustamente económico e se questionam as opções passadas e futuras, o evento 5X5 pretende “contribuir para uma nova visão do desenvolvimento do País”.
5×5 é uma iniciativa organizada no início de cada ano lectivo, e conta ainda, para além das conferências, com uma exposição que apresenta os cinco trabalhos mais ilustrativos de cada um dos cinco anos. A exposição estará patente no IST até final do ano lectivo 2012/2013.