Manuel Salgado discute no Instituto Superior Técnico “Intervenção dos arquitectos na cidade”
O evento 5X5 pretende “contribuir para uma nova visão do desenvolvimento do País”
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
Manuel Salgado, Vice-Presidente da Câmara de Lisboa, fundador do ateliêr RISCO e actualmente vereador do Urbanismo de Lisboa, vai ao Instituto Superior Técnico no próximo dia 27 de Setembro, lançar uma reflexão sobre a cidade, “o que representa para as pessoas e como devem os arquitetos compreende-la”, confirma a organização do ciclo de conferências anual intitulado por“5×5”, organizada pelo Núcleo de estudantes de Arquitetura do Instituto Superior Técnico (NucleAR) e seus docentes, a decorrer de 24 a 27 de setembro de 2012 no campus.
O naipe de comentadores inclui nomesda arquitectura, como: Camilo Rebelo (24 de setembro), Paula Santos (25), João Adrião (26) e com Manuel Salgado a encerrar o ciclo (27).
Os temas do programa centram-se no plano de aprendizagem do curso de Arquitectura do Instituto Superior Técnico, desde a Materialização da Ideia em Arquitectura (1ºano) até à Discussão sobre a cidade (5ºano).
Num momento em que Portugal atravessa um período de forte ajustamente económico e se questionam as opções passadas e futuras, o evento 5X5 pretende “contribuir para uma nova visão do desenvolvimento do País”.
5×5 é uma iniciativa organizada no início de cada ano lectivo, e conta ainda, para além das conferências, com uma exposição que apresenta os cinco trabalhos mais ilustrativos de cada um dos cinco anos. A exposição estará patente no IST até final do ano lectivo 2012/2013.