Universidade do Minho e Teixeira Duarte assinam protocolo na área da investigação
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil

Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Universidade do Minho e um conjunto de participadas da empresa Teixeira Duarte assinaram um protocolo de cooperação científica e tecnológica, com vista a aprofundar a relação de colaboração para projectos de investigação nos domínios da engenharia civil.
O protocolo formaliza uma relação estreita entre a UMinho – enquanto instituição de ciência e tecnologia, que também exerce a sua actividade nos diversos domínios da engenharia civil – com um conjunto de empresas que actuam em diversos sectores de actividade na área da construção civil e obras públicas e da gestão de imóveis, a nível nacional e internacional. A partir deste acordo, as partes disponibilizarão os seus recursos tecnológicos e humanos para além da sua vasta experiência, materializada pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UMinho e pelos gabinetes de desenvolvimento e projetos das empresas Teixeira Duarte S.A., TDGI S.A., SOMAFEL S.A., OFM S.A. e EPOS S.A.
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil. Paralelamente, espera-se o desenvolvimento de competências e conhecimento, a partilhar através da formação e informação, para além da promoção de iniciativas de âmbito científico.
No acto de assinatura, o reitor António M. Cunha realçou “a importância da colaboração entra a indústria e as unidades de investigação das universidades”, acrescentando, numa referência à ligação anterior entre as partes, que “estas relações consolidam-se com um profundo e mútuo conhecimento institucional”. Viana de Lemos, representante das empresas participadas pela Teixeira Duarte, enfatizou a importância do momento “também pelo facto de o caminho da internacionalização ser percorrido de forma mais sólida, quando o meio empresarial se associa à ciência e ao conhecimento proporcionado pelas universidades”.