Universidade do Minho e Teixeira Duarte assinam protocolo na área da investigação
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Universidade do Minho e um conjunto de participadas da empresa Teixeira Duarte assinaram um protocolo de cooperação científica e tecnológica, com vista a aprofundar a relação de colaboração para projectos de investigação nos domínios da engenharia civil.
O protocolo formaliza uma relação estreita entre a UMinho – enquanto instituição de ciência e tecnologia, que também exerce a sua actividade nos diversos domínios da engenharia civil – com um conjunto de empresas que actuam em diversos sectores de actividade na área da construção civil e obras públicas e da gestão de imóveis, a nível nacional e internacional. A partir deste acordo, as partes disponibilizarão os seus recursos tecnológicos e humanos para além da sua vasta experiência, materializada pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UMinho e pelos gabinetes de desenvolvimento e projetos das empresas Teixeira Duarte S.A., TDGI S.A., SOMAFEL S.A., OFM S.A. e EPOS S.A.
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil. Paralelamente, espera-se o desenvolvimento de competências e conhecimento, a partilhar através da formação e informação, para além da promoção de iniciativas de âmbito científico.
No acto de assinatura, o reitor António M. Cunha realçou “a importância da colaboração entra a indústria e as unidades de investigação das universidades”, acrescentando, numa referência à ligação anterior entre as partes, que “estas relações consolidam-se com um profundo e mútuo conhecimento institucional”. Viana de Lemos, representante das empresas participadas pela Teixeira Duarte, enfatizou a importância do momento “também pelo facto de o caminho da internacionalização ser percorrido de forma mais sólida, quando o meio empresarial se associa à ciência e ao conhecimento proporcionado pelas universidades”.