Ordem dos Arquitectos homenageia Francisco Silva Dias no Dia do Arquitecto
O Dia Nacional do Arquitecto é comemorado a 3 de Julho
Ana Rita Sevilha
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
No próximo dia 3 de Julho a Ordem dos Arquitectos celebra o aniversário da publicação do seu Estatuto, distinguindo o percurso profissional, associativo e académico/pedagógico de Francisco da Silva Dias. A cerimónia tem lugar na sede nacional da Ordem dos Arquitectos.
O Dia Nacional do Arquitecto, comemorado a 3 de Julho, visa “celebrar anualmente a função social, a dignidade e o prestígio da profissão de arquitecto em Portugal, assinalando a data de publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a 3 de Julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto 73/73 com a publicação da Lei 31/2009, a 3 de Julho de 2009”, explica a Ordem dos Arquitectos em comunicado de imprensa.
“A sessão solene desta celebração implica a homenagem a um arquitecto que, pelo seu testemunho exemplar, traduza a singularidade deste Dia Nacional”, sublinha a mesma fonte.
Perfil
Francisco Silva Dias nasceu em Lisboa, em 1930. É diplomado em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes (1957), e doutorado em planeamento urbano pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2000). Professor Associado, Jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, prestou serviço público nas câmaras de Luanda, Almada e Lisboa (Gabinete Técnico da Habitação), Serviços de Urbanização de Angola, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Fundo de Fomento de Habitação e Gabinete da área de Sines. Participou no Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, e contempla no seu currículo a actividade cívica e associativa na Sociedade Cultural de Angola, Sindicato Nacional dos Arquitectos, Associação dos Arquitectos Portugueses, Ordem dos Arquitectos, Sociedade ‘A Voz do Operário’ e Associação Património e População de Alfama. Foi presidente da Associação dos Arquitectos Portugueses, do Conselho dos Arquitectos da Europa e do Conselho Internacional dos Arquitectos dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Foi provedor da arquitectura nomeado pela Ordem dos Arquitectos, e é deputado na Assembleia Municipal de Lisboa.