Auf der internationalen Immobilienmesse MIPIM in Cannes wird die zukünftige Siemens-Zentrale für den Nahen und Mittleren Osten in Masdar City mit dem “MIPIM Architectural Review Future Projects Award” ausgezeichnet. Das […]
Sede da Siemens em Masdar City ganha Prémio internacional de arquitectura
O edifício vai receber o MIPIM Architectural Review Future Projects Award na categoria de edifícios de escritório
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto da futura sede da Siemens para a região do Médio Oriente, em construção em Masdar City, perto de Abu Dhabi, vai receber o MIPIM Architectural Review Future Projects Award na categoria de edifícios de escritório, durante o evento internacional de imobiliário MIPIM, que decorrerá em Cannes entre 6 a 9 de Março.
Concebido pela empresa de arquitectura britânica Sheppard Robson, e optimizado em cooperação com a Siemens Real Estate (SRE), “o edifício vai satisfazer elevados requisitos em termos de arquitectura, eficiência energética e equipamentos”, anunciou a Siemenes em comunicado de imprensa.
“Com o apoio dos materiais e tecnologias mais recentes, pretende-se que o consumo energético do novo edifício seja baixo, apesar do clima da região do deserto perto de Masdar colocar um importante desafio – as temperaturas no Verão são superiores a 50ºC. As soluções tecnológicas utilizadas pela Siemens neste edifício permitem uma redução de 45% no consumo de energia e uma redução de 50% no consumo de água comparado com o standard ASHRAE1, reconhecido internacionalmente”, garante a empresa.
A Siemens explica que a elevada eficiência energética “advém do design cujo conceito é o de uma ‘caixa dentro de uma caixa’. Uma fachada interior muito isolada e hermética reduz a condutividade termal enquanto um sistema externo de sombra, optimizado de forma paramétrica e de alumínio leve, optimiza os ganhos de calor, maximizando a luz do sol e as vistas do edifício”.
O MIPIM Architectural Review Future Projects Award é atribuído anualmente a projectos excepcionais de engenharia. “Esta é uma investigação minuciosa do design de espaços amplos e baixos num clima extremo, da qual saiu uma proposta bem explicada. A vontade de obter uma certificação LEED-Platinum significa que o projecto vai ser seguido com grande interesse por vários designers e clientes”, argumentou o júri do evento que atribuiu o prémio à Siemens.
A transferência da sede regional da Siemens, e a construção deste edifício naquela região do Médio Oriente, faz parte de uma parceria estratégica de longo prazo estabelecida entre a multinacional alemã e Masdar, uma iniciativa que arrancou em Abu Dahbi com o objectivo de utilizar fontes renováveis de energia.
No âmbito desta parceria, a Siemens vai também implementar no local um Centro de Excelência para Building Technologies e outras valências, incluindo um Centro de Desenvolvimento de Liderança.
Na área da investigação e desenvolvimento, a Siemens vai colaborar com o Instituto Masdar no desenvolvimento de um programa de I&D de longo prazo para redes elétricas inteligentes, edifícios inteligentes, e captura e armazenagem de carbono, tendo expressão em subsídios, bolsas de estudo e programas educacionais para o avanço da economia do conhecimento nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a Siemens, este projeto representa o seu maior investimento global, uma parceria com uma organização de ciência e tecnologia, e prevê ainda o fornecimento por parte da empresa de tecnologias integradas de automação para edifícios e o desenvolvimento de um conjunto de aplicações de rede eléctrica inteligente de Masdar City para optimizar o consumo de energia da cidade.
Masdar City é um dos maiores projectos de construção urbana no Médio Oriente que está a ser erigida perto de Abu Dhabi e que deverá estar completo dentro de alguns anos. “Quando estiver terminada, esta cidade vai refletir elevados standards energéticos e acomodar 50.000 pessoas, que ali vão viver, trabalhar e desenvolver projectos de investigação”.