Ordem dos Arquitectos recebe tertúlia sobra a componente legislativa da Reabilitação Urbana
A sessão será moderada por João Costa Ribeiro
Ana Rita Sevilha
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A Reabilitação Urbana na sua componente legislativa -é a proposta da segunda Tertúlia OASRS a decorrer dia 26 de Janeiro, a partir das 21h, na Biblioteca Keil do Amaral, no edifício-sede da Ordem dos Arquitetos.
Em comunicado de imprensa, a Ordem dos Arquitectos explica a escolha deste tema: “todos compreendemos que o sucesso da reabilitação urbana pode depender da legislação e da regulação da actividade. Em primeiro lugar, porque estamos a falar de operações urbanísticas complexas, em territórios sensíveis, com múltiplos intervenientes e com valores urbanos ou patrimoniais a salvaguardar, há que assegurar que o Regime Jurídico da Reabilitação Urbana cumpre os respectivos propósitos”.
Por outro lado, continua a mesma fonte, “considerando que grande parte do investimento depende da iniciativa privada, é vital a existência de uma Lei do Arrendamento Urbano que dinamize o mercado, fazendo corresponder a procura com uma oferta de edificado reabilitado com qualidade”.
Por último, sublinha, e abordando uma temática em que muitos arquitectos certamente já terão reflectido na sequência da sua actividade profissional, “será necessário debater se a legislação técnica específica da área do projecto, em termos de urbanização e edificação, infra-estruturas, acessibilidades, eficiência energética ou segurança, é adequada à exigência das obras de reabilitação urbana que se anunciam”.
A sessão será moderada por João Costa Ribeiro e contará com a presença de Luís de Menezes Leitão, Presidente da Associação Lisbonense de Proprietários; José Aguiar, Professor na FAUTL, e Rui Ribeiro Lima, advogado da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva, Sociedade de Advogados & Associados.