Requalificação do mercado de Reguengos de Monsaraz avança no próximo ano
A intervenção vai conferir “uma nova vida ao edifício e integrando-o em várias intervenções na zona circundante que permitirão à população usufruir de um espaço variado e interessante”
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara de Reguengos de Monsaraz revelou esta terça-feira que os trabalhos de requalificação do Mercado Municipal da cidade, um investimento de quase 600 mil euros, vão avançar no início do próximo ano.
A adjudicação foi formalizada entre a autarquia e a Algomape e o contrato deverá estar concluído num prazo de 270 dias.
Segundo revelou a autarquia em comunicado, a proposta tem como objectivo promover a modernização e requalificação do Mercado Municipal, “conferindo uma nova vida ao edifício e integrando-o em várias intervenções na zona circundante que permitirão à população usufruir de um espaço variado e interessante”. O edifício será dividido em quatro zonas independentes, permitindo o seu uso em diferentes dias e/ou em horários distintos. Assim, haverá uma área destinada à administração e ao posto de turismo municipal, outra que será para café, uma zona de lojas e ainda outra para o mercado.
A requalificação do Mercado Municipal será financiada a 80 por cento pelo Programa Estratégico da Rede Terras de Sol, aprovado no âmbito do Eixo 2 – Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO), mais concretamente do Regulamento Específico – Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a preocupação fundamental desta operação é respeitar um edifício emblemático da cidade, a que se reconhece um grande valor arquitectónico”. O autarca afirma ainda que “a operação visa, através de intervenções cirúrgicas, adaptar o edifício às necessidades contemporâneas sem desvirtuar a sua matriz original”.