Requalificação do mercado de Reguengos de Monsaraz avança no próximo ano
A intervenção vai conferir “uma nova vida ao edifício e integrando-o em várias intervenções na zona circundante que permitirão à população usufruir de um espaço variado e interessante”

Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
A Câmara de Reguengos de Monsaraz revelou esta terça-feira que os trabalhos de requalificação do Mercado Municipal da cidade, um investimento de quase 600 mil euros, vão avançar no início do próximo ano.
A adjudicação foi formalizada entre a autarquia e a Algomape e o contrato deverá estar concluído num prazo de 270 dias.
Segundo revelou a autarquia em comunicado, a proposta tem como objectivo promover a modernização e requalificação do Mercado Municipal, “conferindo uma nova vida ao edifício e integrando-o em várias intervenções na zona circundante que permitirão à população usufruir de um espaço variado e interessante”. O edifício será dividido em quatro zonas independentes, permitindo o seu uso em diferentes dias e/ou em horários distintos. Assim, haverá uma área destinada à administração e ao posto de turismo municipal, outra que será para café, uma zona de lojas e ainda outra para o mercado.
A requalificação do Mercado Municipal será financiada a 80 por cento pelo Programa Estratégico da Rede Terras de Sol, aprovado no âmbito do Eixo 2 – Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO), mais concretamente do Regulamento Específico – Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a preocupação fundamental desta operação é respeitar um edifício emblemático da cidade, a que se reconhece um grande valor arquitectónico”. O autarca afirma ainda que “a operação visa, através de intervenções cirúrgicas, adaptar o edifício às necessidades contemporâneas sem desvirtuar a sua matriz original”.