Light+Building 2012 com enfoque na tecnologia LED e OLED
A digitalização da luz está em grande destaque, e prova disso é a variedade de produtos presentes na Light+Building 2012

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Light+Building, Feira internacional de arquitetura e tecnologia decorre em Frankfurt de 15 a 20 de abril de 2012. Este ano, os principais destaques da Feira centram-se na eficiência energética obtida através da tecnologia LED e OLED. Para além disso, a Mess Frankfurt adianta que, tendo em conta que a digitalização da luz ganha terreno, na Light+Building serão apresentadas as mais variadas e interessantes possibilidades de design em OLEDs.
Em comunicado de imprensa, a organizadora da Light+Building lembra que “o mercado mundial de iluminação está num grande processo de mudança. Uma das principais razões para esta mudança é a Diretiva EU 2009/125/EC, ‘Requisitos de Eco-Design para Produtos relacionados com Energia’ (ErP), que banindo progressivamente a iluminação pouco eficiente como as comuns lâmpadas de 60 voltes, pretende promover o desenvolvimento de produtos alternativos”.
Nesse sentido, a principal força impulsionadora da mudança tecnológica é o Díodo Emissor de Luz (LED). “Os factores preponderantes incluem o grande progresso feito na qualidade da luz e output, bem como a descida de preços em cerca de 50% nos últimos três anos. Enquanto elementos semicondutores, os LED obedecem às leis de mercado que pedem reduções significativas nos ciclos de inovação e desenvolvimento, bem como nas fases de produção”, sublinha.
À semelhança dos LED, os OLED “são baseados em tecnologia semicondutora com a eletricidade a ser transmitida por uma ou mais camadas semicondutora extremamente finas encaixadas entre dois elétrodos. A cor da luz pode ser influenciada utilizando diferentes químicos produzidos a partir de materiais orgânicos, para se obterem resultados como luzes brancas agradáveis”.
A digitalização da luz está em grande destaque, e prova disso é a variedade de produtos presentes na Light+Building 2012. O certame “é uma plataforma única de inovação que apresenta produtos eficientemente energéticos, iluminação e gestão inteligente de edifícios”.
De acordo com a Messe, este ano, mais de “2.100 fabricantes internacionais vão apresentar os seus mais recentes produtos e inovações nas áreas de iluminação, engenharia elétrica, automação e gestão inteligente de edifícios em mais de 240.000 metros quadrados de espaço de exposição”.