Light+Building 2012 com enfoque na tecnologia LED e OLED
A digitalização da luz está em grande destaque, e prova disso é a variedade de produtos presentes na Light+Building 2012
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Light+Building, Feira internacional de arquitetura e tecnologia decorre em Frankfurt de 15 a 20 de abril de 2012. Este ano, os principais destaques da Feira centram-se na eficiência energética obtida através da tecnologia LED e OLED. Para além disso, a Mess Frankfurt adianta que, tendo em conta que a digitalização da luz ganha terreno, na Light+Building serão apresentadas as mais variadas e interessantes possibilidades de design em OLEDs.
Em comunicado de imprensa, a organizadora da Light+Building lembra que “o mercado mundial de iluminação está num grande processo de mudança. Uma das principais razões para esta mudança é a Diretiva EU 2009/125/EC, ‘Requisitos de Eco-Design para Produtos relacionados com Energia’ (ErP), que banindo progressivamente a iluminação pouco eficiente como as comuns lâmpadas de 60 voltes, pretende promover o desenvolvimento de produtos alternativos”.
Nesse sentido, a principal força impulsionadora da mudança tecnológica é o Díodo Emissor de Luz (LED). “Os factores preponderantes incluem o grande progresso feito na qualidade da luz e output, bem como a descida de preços em cerca de 50% nos últimos três anos. Enquanto elementos semicondutores, os LED obedecem às leis de mercado que pedem reduções significativas nos ciclos de inovação e desenvolvimento, bem como nas fases de produção”, sublinha.
À semelhança dos LED, os OLED “são baseados em tecnologia semicondutora com a eletricidade a ser transmitida por uma ou mais camadas semicondutora extremamente finas encaixadas entre dois elétrodos. A cor da luz pode ser influenciada utilizando diferentes químicos produzidos a partir de materiais orgânicos, para se obterem resultados como luzes brancas agradáveis”.
A digitalização da luz está em grande destaque, e prova disso é a variedade de produtos presentes na Light+Building 2012. O certame “é uma plataforma única de inovação que apresenta produtos eficientemente energéticos, iluminação e gestão inteligente de edifícios”.
De acordo com a Messe, este ano, mais de “2.100 fabricantes internacionais vão apresentar os seus mais recentes produtos e inovações nas áreas de iluminação, engenharia elétrica, automação e gestão inteligente de edifícios em mais de 240.000 metros quadrados de espaço de exposição”.