ISCTE organiza seminário sobre Avaliação de Risco no Projecto
Este seminário dá início ao ciclo de formação com o desenvolvimento de um tema central, Avaliação de risco e tomada de decisão – que será aprofundado para equipamentos específicos

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a H.Menezes Risk Vision, vão promover, nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, um Ciclo de Seminários dedicados à Especialização sobre Avaliação de Risco no Projecto.
O conjunto de encontros vão debruçar-se sobre a avaliação de risco aplicada a equipamentos específicos, tais como estabelecimentos de ensino, espaços de jogo e recreio e outros.
“A arquitectura e o urbanismo têm uma influência determinante na qualidade de vida das populações com particular destaque para as mais vulneráveis ou mais dependentes do ambiente para assegurar a sua autonomia e autodeterminação”, defende a organização, que acrescenta que “a humanização do ambiente urbano e dos espaços construídos em geral sempre foi reconhecida como uma necessidade incontornável à qual os projectistas têm que dar resposta adequada. Essa humanização passa pela acessibilidade e mobilidade independente, segurança física (individual e colectiva, real e percebida), conforto e mais oportunidades de contacto com a natureza”, dizem.
“Alguns destes factores são já abrangidos por regulamentação específica, apesar de dispersa e, por vezes, contraditória e desactualizada, mas outros ainda dependem fortemente dos conhecimentos e da prática responsável do projectista”, sublinham em comunicado.
Este seminário dá início ao ciclo de formação com o desenvolvimento de um tema central, Avaliação de risco e tomada de decisão – que será aprofundado para equipamentos específicos. A Ordem dos Arquitectos atribuiu a este Seminário 8 créditos de Formação em Temáticas Opcionais de ingresso na Ordem dos Arquitectos.