Siza Vieira e Souto de Moura juntos em projecto de requalificação de dois museus em Santo Tirso
O projecto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”
CONSTRUIR
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
A Câmara de Santo Tirso assinou um contrato com os arquitectos Siza Vieira e Souto Moura para a execução do projecto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, informou esta sexta-feira fonte municipal.
Em comunicado, o município sublinha que esta obra “deverá ser a primeira projectada em simultâneo e em co-autoria por dois arquitectos galardoados com o Prémio Pritzker, tornando-se assim numa referência obrigatória da arquitectura portuguesa e mundial”.
O projecto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”, que disponibilizará uma nova área de acolhimento e recepção partilhada com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.
Segundo a autarquia, a elaboração do projecto já está em curso e desenvolve-se a partir do programa preliminar elaborado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, abrangendo o projecto geral de arquitectura e vários outros projectos técnicos; fundações e estruturas, instalações mecânicas, instalações eléctricas, instalações hidráulicas, segurança, gás, vegetação e acústico.
A partir deste novo espaço e de um serviço de atendimento único, são articuladas as valências e serviços de ambos os museus, potenciando a racionalização e partilha de espaços, serviços e recursos (materiais e humanos).
No que respeita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, para além das funções de acolhimento e recepção dos visitantes, este edifício disponibilizará serviços e conteúdos específicos e relativos às peças e autores representados, como assegurará a dinâmica e vitalidade do museu, promovendo acções relacionadas com um serviço educativo, seminários e exposições temporárias relevantes para temática, como ainda acções promocionais junto de instituições congéneres e dos circuitos turísticos nacionais e internacionais.
“Com esta importante acção, a Câmara Municipal de Santo Tirso faz com que o reconhecido valor do espólio do Museu Municipal Abade Pedrosa (em processo de certificação de qualidade) se associe ao património artístico que compõe o Museu Internacional de Escultura ao Ar Livre de Santo Tirso e à reconhecida notoriedade destas duas figuras maiores da arquitectura portuguesa, Siza Vieira e Souto Moura, conjugando num grande gesto, a arte escultórica e a arquitetónica”, refere a autarquia.