Ramos Catarino termina El Corte Inglés na Corunha
Com projecto da autoria do arquitecto Pablo Muñoz, a obra foi concretizada no prazo estabelecido (11 meses)

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Ramos Catarino, empresa de construção que opera no mercado espanhol desde 2007, acaba de concretizar a construção do Centro Comercial El Corte Inglés, na Corunha, e de um supermercado LIDL em Daimiel, próximo de Ciudad Real.
De acordo com a empresa, a intervenção da Ramos Catarino no El Corte Inglés, na Coruña, “consistiu na execução da obra de construção civil e arranjos exteriores, numa área total de aproximadamente 130.000m2”.
Com projecto da autoria do arquitecto Pablo Muñoz, a obra foi concretizada no prazo estabelecido (11 meses).
A Ramos Catarino realça o facto de que “esta não é a primeira obra executada naquela cidade espanhola: ainda recentemente, a Ramos Catarino concluiu ali a construção de um outro grande edifício: uma mega-loja da IKEA no Marineda City, que é maior superfície comercial de Espanha”.
A Ramos Catarino concluiu também o LIDL de Daimiel – “a primeira loja do LIDL com nova imagem, com uma área total de aproximadamente 5000 m2, num projecto de arquitectura de Luis Biarge, da Biarquitetos”.
“A execução do supermercado concretizou-se a partir de um edifício já existente, mas do qual se aproveitou apenas parte da estrutura metálica e da cobertura”, explica a construtora. “Assim, foi necessário proceder a diversas demolições e construir novas estruturas para ampliação do edifício. Foi igualmente executada uma nova rede de saneamento e reasfaltada a área de estacionamento. De salientar que toda esta intervenção foi concretizada em apenas cerca de 4 meses, antecipando o prazo previsto – o que atesta, uma vez mais, uma das características de que a Ramos Catarino se orgulha: fazer depressa e bem”.
A concretização de mais estes dois projectos “corresponde ao crescimento sustentado que a Ramos Catarino tem vindo a conquistar no território espanhol, com a execução de obras para clientes prestigiados em diversas áreas, como: sedes empresariais, espaços comerciais, distribuição e logística, áreas de serviço, unidades hoteleiras e instituições bancárias”.