Arketc lança nova versão do software Tricalc
“Entre as novidades mais relevantes nesta versão encontra-se a possibilidade de obter um modelo tridimensional dos elementos de betão armado de estrutura, começando-se, nesta versão, pelos pilares”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Arketc anunciou o lançamento da nova versão do seu programa de cálculo de estruturas tridimensionais, o Tricalc 7.3, no mercado.
“Entre as novidades mais relevantes nesta versão encontra-se a possibilidade de obter um modelo tridimensional dos elementos de betão armado de estrutura, começando-se, nesta versão, pelos pilares”, refere o comunicado de imprensa da empresa de software.
Segundo as informações avançadas pela Arketc, esta nova função “abre uma nova possibilidade para a saída de resultados, que na maioria dos programas de cálculo se limita aos tradicionais desenhos de quadro de pilares em duas dimensões”.
Seguindo a actual tendência estabelecida pelos programas de CAD 3D-BIM, “o sistema de armaduras 3D de Tricalc permite visualizar a disposição dos varões de aço no interior de cada pilar com todo o detalhe de execução e de qualquer ponto de vista, tanto em axonométrica como em cómica”, revela a nota de imprensa, onde se refere que este programa “permite exportar essas armaduras 3D para qualquer programa de CAD BIM, através do formato de intercâmbio standard IFC, na classe iFCReinforcementBar”.
Assim, torna-se possível obter, “de uma forma quase automática, os detalhes dos nós de união de armaduras em alta qualidade”, destacando-se também a fidelidade aos resultados do cálculo.