PPG Industries adquire Dyrup
Pelo montante de 135 milhões de euros com base no valor líquido isento de dívidas
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Dyrup, fabricante europeu de tintas e produtos para protecção e tratamento de madeira, será adquirida pela empresa americana PPG Industries – um dos líderes mundiais em produtos de revestimento – pelo montante de 135 milhões de euros com base no valor líquido isento de dívidas.
De acordo com um comunicado de imprensa da Dyrup, a Monberg & Thorsen A/S vai celebrar um contrato de venda da Dyrup A/S à americana PPG Industries, Inc., multinacional de produtos de revestimento cotada na bolsa de Nova York. Assim sendo, “a PPG Industries vai assumir a gestão global da Dyrup (no decorrer do terceiro trimestre de 2011) e prevê manter a marca registada Dyrup sob a nova propriedade”.
“A venda da Dyrup ocorre num momento em que a empresa completou um processo bem sucedido de crescimento nos últimos anos, envolvendo aquisições, desenvolvimento de produtos e conceitos, alienação de actividades industriais, bem como uma significativa redução dos custos e melhoria de eficácia. Este esforço fortaleceu o posicionamento da Dyrup, permitindo-nos ganhar quota de mercado e tornarmo-nos uma empresa apetecível”, refere Anders Colding Friis, presidente do Conselho de Administração da Dyrup e da Monberg & Thorsen.
O mesmo responsável acrescenta que: ”O mercado tornou-se mais competitivo, fazendo com que a dimensão, a consolidação e as vantagens de produção em escala sejam essenciais para o crescimento e para a concretização de novos negócios. Estas tendências, em conjunto com a actual performance da Dyrup, levam-nos a crer que este é o momento certo para vender, permitindo que a Dyrup faça parte de uma empresa global, com outra força e dimensão, que possibilitará o crescimento e desenvolvimento das nossas marcas, e um novo posicionamento, tanto em mercados existentes como em novos mercados.”
De acordo com a o mesmo documento, “a Dyrup e a PPG estabelecem uma perfeita sintonia na área da produção, de vendas e em termos geográficos. A PPG é o segundo maior fornecedor de produtos para tratamento de superfícies na Europa. Para além do continente Europeu, a empresa comercializa os seus produtos no Médio Oriente, África e em inúmeros mercados ultramarinos, sob as marcas registadas Sigma, Seigneurie e Johnstone’s. A notoriedade da Dyrup e o posicionamento das suas marcas no sector da arquitectura, construção e decoração, na Dinamarca, França, Alemanha, Península Ibérica e Polónia, vêm complementar a oferta da PPG”.
“A aquisição da Dyrup vai contribuir para a expansão do negócio da PPG na Europa, através da extensão da nossa presença geográfica na região e do reforço da oferta de tintas e produtos de protecção e tratamento para madeira, num mercado de retalho onde, actualmente, ocupamos uma posição modesta. A produção e os canais de distribuição da Dyrup constituem um forte complemento para a actual estrutura da PPG. A transacção impulsionará o crescimento da PPG em países estratégicos, tais como Polónia, França e Dinamarca, proporcionando o acesso a mercados onde actualmente temos uma presença pouco significativa, como Portugal, Espanha e Alemanha”, diz Pierre-Marie De Leener, Presidente da PPG Europa e Vice-Presidente Executivo da PPG (para a área de tratamento de superfícies) na Europa, Médio Oriente e África.