Opway constrói nova sede da PJ em Lisboa
O investimento total ronda os 90 milhões de euros e o projecto de arquitectura é da responsabilidade do gabinete Saraiva & Associados
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
As novas instalações irão permitir a concentração de todas as especializações da Polícia Judiciária numa única estrutura, capaz de responder aos mais exigentes desafios de investigação criminal. A obra, que será executada pela Opway – vencedora do concurso lançado pelo Ministério da Justiça, conta com um investimento total ronda os 90 milhões de euros e com projecto de arquitectura da responsabilidade do gabinete Saraiva & Associados.
De acordo com o comunicado de imprensa da construtora, “os trabalhos preparatórios, que incluem o projecto de execução, demolições e limpezas do terreno pertencente ao Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça (entre a Rua da Escola de Medicina Veterinária e a Rua Gomes Freire), já foram iniciados”.
A área de intervenção inclui o actual Edifício da Policia Judiciária, o antigo Edifício do Arquivo de Identificação, o actual Estabelecimento Prisional e a parcela da antiga Escola de Medicina Veterinária, adquirida para este efeito, sendo a superfície total envolvida de aproximadamente 20000 m2.
O complexo ficará próximo “de áreas urbanas centrais relevantes”, nomeadamente a Praça do Duque de Saldanha, a Praça do Marquês de Pombal e a Praça José Fontana, encontrando-se facilmente acessível, não só em termos viários como também pela rede de transportes colectivos (metro e autocarro).
As novas edificações passarão a constituir, em conjunto com as actuais, recuperadas, o Complexo da Policia Judiciária, agregando a Directoria Nacional e a Directoria de Lisboa e Vale do Tejo.
Quando concluído, este projecto irá permitir à PJ usufruir das mais modernas valências, com capacidade para responder aos novos desafios em matéria de investigação criminal, e concentrar num só local os serviços deste corpo policial, actualmente localizados na Rua Gomes Freire e dispersos por vários locais.
A obra levada a cabo pela Opway prevê, entre outras novidades, um heliporto que permitirá a aterragem de helicópteros pesados, no recinto da futura sede.