Opway constrói nova sede da PJ em Lisboa
O investimento total ronda os 90 milhões de euros e o projecto de arquitectura é da responsabilidade do gabinete Saraiva & Associados

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
As novas instalações irão permitir a concentração de todas as especializações da Polícia Judiciária numa única estrutura, capaz de responder aos mais exigentes desafios de investigação criminal. A obra, que será executada pela Opway – vencedora do concurso lançado pelo Ministério da Justiça, conta com um investimento total ronda os 90 milhões de euros e com projecto de arquitectura da responsabilidade do gabinete Saraiva & Associados.
De acordo com o comunicado de imprensa da construtora, “os trabalhos preparatórios, que incluem o projecto de execução, demolições e limpezas do terreno pertencente ao Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça (entre a Rua da Escola de Medicina Veterinária e a Rua Gomes Freire), já foram iniciados”.
A área de intervenção inclui o actual Edifício da Policia Judiciária, o antigo Edifício do Arquivo de Identificação, o actual Estabelecimento Prisional e a parcela da antiga Escola de Medicina Veterinária, adquirida para este efeito, sendo a superfície total envolvida de aproximadamente 20000 m2.
O complexo ficará próximo “de áreas urbanas centrais relevantes”, nomeadamente a Praça do Duque de Saldanha, a Praça do Marquês de Pombal e a Praça José Fontana, encontrando-se facilmente acessível, não só em termos viários como também pela rede de transportes colectivos (metro e autocarro).
As novas edificações passarão a constituir, em conjunto com as actuais, recuperadas, o Complexo da Policia Judiciária, agregando a Directoria Nacional e a Directoria de Lisboa e Vale do Tejo.
Quando concluído, este projecto irá permitir à PJ usufruir das mais modernas valências, com capacidade para responder aos novos desafios em matéria de investigação criminal, e concentrar num só local os serviços deste corpo policial, actualmente localizados na Rua Gomes Freire e dispersos por vários locais.
A obra levada a cabo pela Opway prevê, entre outras novidades, um heliporto que permitirá a aterragem de helicópteros pesados, no recinto da futura sede.