Empresas portuguesas marcam presença na MosBuild de Moscovo pela “mão” da AEP
O certame, que vai já na 17.ª edição, ocupará os dois maiores centros de feiras de Moscovo, o Expocentre e o Crocus Expo

Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
São 10 os fabricantes nacionais de materiais de construção que vão marcar presença na MosBuild, a mais importante feira de negócios da Rússia que se realiza entre os próximos dias 5 e 8 de Abril em Moscovo, uma participação promovida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP).
O certame, que vai já na 17.ª edição, ocupará os dois maiores centros de feiras de Moscovo, o Expocentre e o Crocus Expo.
Durante os quatro dias da feira, a organização espera cerca de 200 mil visitantes profissionais, oriundos de toda a Federação Russa e dos países do Leste europeu.
A representação portuguesa liderada pela AEP integra empresas de pedras decorativas e rochas ornamentais, cerâmica de construção, sanitários, cortiça e equipamentos em aço inoxidável. São elas a Amorim Cork Composites, a Barmat, a Cinca, a Kerion, a Marfilpe, a Mocapor, a Nascimento/Pragosa, a Oliveira & Irmão, a Ruipedra e a Senda.
“Numa conjuntura de crise, é incentivador verificarmos que as empresas portuguesas não se dão por vencidas e competem na economia global, lado a lado com multinacionais e em mercados exigentes”, comenta, a propósito, Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente das AEP, realçando o facto de as 10 empresas que a AEP leva a Moscovo irem expor os seus produtos ao lado das representações de mais de 2.000 produtores de bens e serviços de 17 actividades relacionadas com a indústria da construção, a reabilitação de edifícios e a decoração de interiores.
Na MosBuild de 2010, participaram 2.103 empresas, de 48 países, cujos stands ocuparam uma área total superior a 133 mil metros quadrados. O evento atraiu mais de 194 mil visitantes, prevendo-se que na edição deste ano esse número seja superado.
Segundo a organização, este ano foram reforçadas as participações das indústrias de pavimentos, acabamentos para interior, portas e sistemas de segurança. Pedras decorativas, materiais e novos equipamentos, máquinas e ferramentas para a construção civil são outros sectores com uma presença relevante.
A participação colectiva das 10 empresas portuguesas na feira moscovita é uma das mais de quatro dezenas de acções de promoção externa que a AEP este ano leva a cabo, no âmbito da terceira edição do programa associativo de internacionalização “Business on the way”, co-financiado pelo QREN.