Casa de Chá da Boa Nova e Piscina das Marés classificadas como monumentos nacionais
“Não se trata tanto de satisfação por razões pessoais, mas pela própria arquitectura”, disse Siza
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés, projectadas por Siza Vieira e localizadas em Leça da Palmeira, Matosinhos, são dois dos oito novos monumentos classificados como nacionais pelo Conselho de Ministros.
De acordo com o jornal Público, Álvaro Siza mostrou-se “muito satisfeito” com a notícia da classificação daqueles que são os seus primeiros projectos a entrar na lista do património nacional, ambos concretizados nos anos 1950-60.
“Não se trata tanto de satisfação por razões pessoais, mas pela própria arquitectura”, disse Siza ao Público. O arquitecto salientou ainda a importância que a classificação de obras de arquitectura moderna tem não só para a sua divulgação e valorização, mas também para a sua salvaguarda. “Normalmente prestamos mais atenção à arquitectura clássica, palácios, monumentos e igrejas, e desprezamos a do nosso tempo. Esquecemo-nos que a arquitectura é um continuum”, sublinhou.
A lista dos monumentos que o Governo considerou revestirem-se de “excepcional interesse nacional”, e por isso justificar a classificação, inclui também a Casa do Passal (Carregal do Sal), o sítio arqueológico pré-histórico Concheiros de Muge (Salvaterra de Magos), a Igreja do Carmo (Coimbra), o Terreiro da Batalha do Ameixial (Estremoz), o antigo Convento dos Eremitas de S. Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo (Redondo) e o Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga do Século XVIII, designado por Sete Fontes.