Faculdade de Engenharia candidata Ponte da Arrábida a Monumento Nacional
“Estamos preocupados com a envolvência. Há um projecto em apreciação pela Câmara do Porto de um edifício de grandes dimensões imediatamente junto da ponte”
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) anunciou a candidatura da Ponte da Arrábida a Monumento Nacional, preocupada com o impacto visual de um prédio de grandes dimensões projectado para a envolvente.
“Estamos preocupados com a envolvência. Há um projecto em apreciação pela Câmara do Porto de um edifício de grandes dimensões imediatamente junto da ponte”, disse à agência Lusa Manuel Marques Fernandes, director do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e primeiro subscritor da candidatura.
Marques Fernandes salientou que a classificação da ponte implicaria que qualquer projecto para as imediações tivesse de ser apreciado previamente pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar).
“Fizemos um estudo sobre o impacto visual do prédio projectado e essas imagens já foram entregues na Câmara do Porto. Consideramos que é urgente esta classificação”, sublinhou, notando que também a autarquia “partilha desta preocupação”.
Marques Fernandes referiu que a candidatura a Monumento Nacional visa também “responsabilizar o Estado português” pela protecção e manutenção da Ponte da Arrábida, que considerou “um dos mais poderosos símbolos do Porto e até do País”.
O professor universitário realçou que a Ponte da Arrábida “é a primeira grande ponte sobre o Rio Douro integralmente projectada por portugueses”, marcando “a época de excelência da engenharia de pontes do País”.
Marques Fernandes salientou ainda que dentro de dois anos e meio, em Junho de 2013, se comemoram os 50 anos da Ponte da Arrábida e, por coincidência, o centenário do nascimento do seu projetista, Edgar Cardoso.
O abaixo-assinado da candidatura a Monumento Nacional é subscrito também, entre outros, pelo bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, pelo director da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, e pelos especialistas em estruturas Luís Braga da Cruz e Raimundo Delgado.