OASRN lança concurso de empreitada para nova sede/Norte 41º
Este é o culminar de um processo que teve início em 2004, com o concurso público promovido pela OASRN e do qual resultou vencedor o atelier NPS – Arquitectos Associados

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, OASRN, lançou o Concurso Público de Empreitada para a construção da Nova Sede/ Norte 41º – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade, no Porto.
O preço de referência é de 1.500.000,00 € (um milhão e quinhentos mil euros) e o prazo previsto para a entrega de propostas termina a 8 de Fevereiro de 2011. A obra deverá arrancar no primeiro semestre de 2011.
De acordo com a OASRN, “as peças do procedimento concursal estão disponíveis para consulta nas instalações actuais da OASRN (Rua D. Hugo, 5-7, Porto) ou através da plataforma electrónica AnoGov”.
O Júri é constituído pelos arquitectos Rafael Pereira (em representação da OASRN, enquanto co-responsável da coordenação do projecto da Nova Sede/Norte 41º e Tesoureiro), Miguel Judas (em representação do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, enquanto Tesoureiro), Rui Neto (em representação da Equipa Projectista), Miguel Nery (em representação da OASRN, enquanto co-responsável da coordenação do projecto da Nova Sede/Norte 41º e coordenador do estudo de sustentabilidade e eficiência energética do mesmo), e Sérgio Silva (em representação da Equipa Projectista).
Rafael Pereira, Miguel Judas e Miguel Nery transitam para as Direcções recém eleitas da Ordem dos Arquitectos a nível nacional e regional.
“A OASRN tem vindo a desenvolver um projecto, que se pretende de referência ao nível da reabilitação de imóveis com valor patrimonial, com a aplicação de técnicas que permitam conciliar os parâmetros exigidos de sustentabilidade e as exigências de respeito pela integridade patrimonial dos imóveis. A operação apresentada denominada Norte 41º Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade tem por Missão promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional, tem também por missão gerir o processo de construção das novas instalações da OASRN, um case-study com intenções demonstrativas, de referência e de replicabilidad”e.
“Norte 41º é o paralelo que o Porto partilha com Barcelona, Roma, Istambul, Tbilissi, Nova Iorque ou Chicago”, sustenta a mesma fonte.
Os objectivos centrais do projecto Norte 41º são: “promover a investigação sobre integração dos temas da criatividade e sustentabilidade na arquitectura; promover a formação sobre criatividade e sustentabilidade; promover a arquitectura enquanto indústria criativa; e divulgar exemplos de referência e boas práticas na arquitectura”.
O projecto é dirigido a arquitectos, profissionais dos sectores da construção e das indústrias criativas e a todos os interessados nos temas da arquitectura, criatividade e sustentabilidade, potenciando e apoiando a criação de um cluster de construção sustentável na Região Norte.
Acreditamos que, explica a OASRN em comunicado, que o Norte 41º “pode constituir uma mais valia para o incremento da colaboração entre a Ordem dos Arquitectos e o Poder Local, na região Norte abrangida pela OASRN – com sede no Porto, integra cerca de 6.000 arquitectos, com uma área territorial correspondente aos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra – nomeadamente no que diz respeito a assessoria directa às autarquias em matérias como o concursamento público de serviços e projectos de arquitectura, em matéria de sustentabilidade e eficiência energética e integração patrimonial, ou em iniciativas de qualificação de técnicos nestas matérias, que possam no futuro, integrar equipas e dar apoio em projectos autárquicos desta natureza, através de acções de sensibilização, estímulo e formação em áreas inovadoras que digam respeito à arquitectura e ao ambiente e regeneração urbanas”.
Composto por três situações distintas – restauro, renovação e a ampliação com construção nova, a construção das novas instalações da OASRN/Norte 41º na Rua Álvares Cabral, no Porto, será o culminar de um processo que teve início em 2004, com o concurso público promovido pela OASRN e do qual resultou vencedor o atelier NPS – Arquitectos Associados.