Propostas para novo Terminal de Cruzeiros em exposição até 18 de Novembro
O futuro Terminal de Cruzeiros de Lisboa, localizado na zona de Santa Apolónia, ficará concluído em 2013
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Administração do Porto de Lisboa (APL) lançou, no passado dia 4 de Novembro, na Gare Marítima de Alcântara, o livro Terminal de Cruzeiros de Lisboa, e inaugurou, em simultâneo, uma exposição relativa ao concurso para a elaboração do projecto para o futuro Terminal de Cruzeiros. O livro, editado pela Caleidoscópio, reúne os trabalhos apresentados pelos concorrentes.
Segundo o portal da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul OASRS, “a exposição e o livro integram 36 propostas, nacionais e internacionais, que apresentam soluções diversas e de grande valor para a concepção do novo terminal”.
Recorde-se que em Julho, um júri constituído por representantes da Administração do Porto de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas escolheu, por unanimidade, a proposta do arquitecto João Luís Carrilho da Graça.
O projecto “apresenta um edifício volumetricamente compacto, que permite libertar o espaço envolvente, reclamando-o para o uso público, que oferece à cidade e aos bairros adjacentes um espaço verde de referência, com capacidade de comportar diferentes actividades”.
Na ocasião, o Júri destacou ainda mais quatro projectos da autoria dos gabinetes de Gonçalo Byrne com Manuel Aires Mateus, Guillermo Vazquez Consuegra, ARX Portugal e Zaha Hadid, que poderão ser apreciados no livro e na exposição.
“O futuro Terminal de Cruzeiros de Lisboa, localizado na zona de Santa Apolónia, ficará concluído em 2013 e resulta de um investimento global de mais de 25,5 milhões de euros, devendo ficar concluído em 2013, ao cabo de 24 meses de obras. Com uma área de 7790 m2, o terminal deverá corresponder a um “conceitofriendly”, tendo em consideração os aspectos de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros, e adequar-se ao tráfego actual e futuro, de forma a proporcionar a Lisboa o aumento significativo dos cruzeiros que começam e terminam no seu porto”.
A exposição estará patente ao público até ao dia 18 de Novembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00.