Sonae Sierra e Sonae Capital estabelecem acordo para o investimento e gestão de uma nova central de cogeração
A actual central de cogeração a fuel será substituída por uma central de alta eficiência energética
Ana Rita Sevilha
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
A Sonae Sierra, especialista em centros comerciais, acaba de celebrar um acordo com a Sonae Capital para o investimento e gestão numa nova central de cogeração no Centro Colombo, que permitirá um aumento da eficiência energética, a utilização de energia mais “amiga do ambiente” e a redução das emissões de gases com efeito de estufa,anunciou a Sonae Sierra.
A actual central de cogeração a fuel,explica, “será substituída por uma central de alta eficiência energética que utilizará gás natural, um combustível mais ‘amigo do ambiente’. A mudança vai permitir à Sonae Sierra uma redução das emissões de CO2 da ordem dos 25%/ano quando comparado com a central actual (cerca de 4.500 toneladas/ano)”.
“A cogeração é uma tecnologia que permite racionalizar eficazmente o consumo dos combustíveis necessários à produção de energia útil, assegurando um aproveitamento elevado da energia primária e possibilitando o cumprimento integral aos objectivos das políticas energéticas comunitárias e nacionais. Este é, actualmente, um dos sistemas mais eficientes de produção de electricidade a partir de qualquer combustível”.
A Sonae Sierra refere ainda que, “a cogeração responde também de forma eficaz a preocupações de natureza ambiental, pois ao produzir a mesma energia final com um menor consumo de energia primária, reduz significativamente as emissões para o ambiente”.
A par da redução das emissões de gases com efeito de estufa, esta parceria permite à Sonae Sierra produzir energia eléctrica e térmica, recorrendo a tecnologia mais eco-eficiente, que será utilizada para auto-consumo e para venda a terceiros, representando para a Sierra um bom retorno a nível financeiro.
Esta substituição será implementada através de uma parceria com a Sonae Capital que ficará responsável pelo investimento e pela gestão da central de cogeração por um período de 15 anos.
Este acordo é representativo da política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra permitindo o aumento da eficiência energética das operações e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.