Torre Ocidente obtém certificação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
A certificação foi atribuída pela multinacional alemã TÜV Rheinland Group
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Torre Ocidente, integrada no complexo de escritórios Torres Colombo, acaba de obter a certificação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho na gestão da construção, de acordo com a norma OHSAS 18001 (referencial de Gestão de Prevenção de Riscos Laborais), avançou o empreendimento Torres Colombo.
A certificação atribuída pela multinacional alemã TÜV Rheinland Group, demonstra “o compromisso do consórcio responsável pelo desenvolvimento da Torre Ocidente – Grupo Caixa Geral de Depósitos, Sonae Sierra, ING Real Estate e Iberdrola Inmobiliária – de assegurar as melhores condições de Segurança, Higiene e Saúde em obra, fase da actividade que comporta maiores riscos e cujas estatísticas do sector demonstram uma prevalência de acidentes”.
De acordo com a mesma fonte, “esta certificação reconhece a qualidade do sistema de Segurança, Higiene e Saúde implementado na gestão da construção da Torre Ocidente, permitindo à organização identificar e controlar os riscos de segurança e saúde existentes na obra, reduzir o potencial de acidentes, contribuir para o cumprimento das normas de segurança e aumentar a produtividade em geral”.
A OHSAS 18001 serve como ferramenta, permitindo às empresas a gestão e o controlo dos seus níveis de desempenho nestas áreas, de acordo com os objectivos, políticas e planos de acção traçados pela própria empresa.
Em simultâneo, a especificação OHSAS 18001 atesta a conformidade com os actuais requisitos legais considerando a implementação de processos de melhoria contínua.
A Torre Ocidente encontra-se actualmente “em fase avançada de obras e deverá estar concluída no segundo trimestre de 2011”, assegura a mesma fonte.
A construção da segunda torre teve início em Setembro passado e os trabalhos registam mesmo uma ligeira antecipação, “resultante da implementação de soluções de optimização dos processos construtivos, dos equipamentos e funcionalidades”.
O empreendimento Torres Colombo resulta de uma parceria formada pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos, Sonae Sierra, ING Real Estate e Iberdrola Inmobiliária, consórcio que vendeu a Torre Oriente ao fundo imobiliário, baseado em Hamburgo, Union Investment Real Estate GmbH por um valor superior a 70 milhões de euros. As entidades responsáveis pela comercialização são a Cushman & Wakefield e a Jones Lang LaSalle.
Funcionalmente independente do Centro Comercial Colombo, o projecto compreende duas torres de escritórios com 14 pisos, ocupando uma área bruta total de 29.000 m2 cada.