Parque EXPO integra equipa seleccionada para implementação do JESSICA na Europa
Esta selecção resulta da realização de um concurso público internacional, realizado pelo BEI , que procurava identificar entidades para apoiar o desenvolvimento desta iniciativa de apoio ao desenvolvimento de projectos de regeneração urbana

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A equipa composta pela Parque EXPO, Deloitte UK e AECOM foi seleccionada para prestação de assistência técnica e aconselhamento ao Banco Europeu de Investimento (BEI), no âmbito da implementação da iniciativa Jessica nos 27 Estados Membros da União Europeia. Esta selecção resulta da realização de um concurso público internacional, realizado pelo BEI , que procurava identificar entidades habilitadas a apoiar o desenvolvimento desta iniciativa comunitária de apoio ao desenvolvimento e concretização de projectos de regeneração urbana.
A Parque EXPO, em conjunto com a Deloitte Portugal e Deloitte UK, já havia realizado o estudo de avaliação do interesse da aplicação da iniciativa JESSICA em Portugal. No seguimento desse estudo, a Deloitte UK convidou a Parque EXPO a fazer parte de uma equipa internacional que reunisse competências únicas, em matéria de desenvolvimento e implementação de projectos de regeneração urbana.
Lançada em 2006, a Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas – JESSICA é uma iniciativa conjunta da CE, Banco Europeu de Investimento e Banca de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).
Permite aos Estados-membros, e às regiões, investir uma parte das ajudas recebidas, no âmbito dos fundos estruturais em fundos renováveis, em vez de subvenções pontuais. Isto significa que os meios financeiros podem ser reciclados para reforçar e acelerar investimentos a favor de zonas urbanas. Portugal foi um dos primeiros países da UE a manifestar interesse na aplicação desta iniciativa.
A Parque EXPO vê assim reconhecidas as suas competências em matéria de desenvolvimento e implementação de projectos de regeneração urbana, passando a fazer parte do conjunto de recursos à disposição do BEI, no âmbito das actividades de promoção e suporte do processo de regeneração urbana nos 27 Estados-membros da EU.