Zaha Hadid vence Prémio Stirling 2010
O Prémio, atribuído pelo Royal Institute of British Architects (RIBA), e anunciado no sábado à noite, não foi uma surpresa
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Zaha Hadid, com o seu museu MAXXI Museum, projectado para Roma, foi a vencedora do Prémio Stirling de Arquitectura 2010.
O Prémio, atribuído pelo Royal Institute of British Architects (RIBA), e anunciado no sábado à noite, não foi uma surpresa, uma vez que a arquitecta britânica de origem iraquiana já tinha sido apontada como uma das possíveis vencedoras. Facto motivado por declarações do Real Instituto de Arquitectos Britânicos que considerou o museu como o melhor projecto da arquitecta até à data.
Da lista de finalistas faziam também parte David Chipperfield pelo recém-restaurado Neues Museum em Berlim, Rick Mather pelo acrescento ao Museu Ashmolean de Oxford, o atelier Theis and Khan por uma casa-escritório em Londres (Batleman’s Row) e os ateliers DSDHA e dRMM, ambos por projectos de escolas.
O júri do Prémio considerou que o Maxxi é “uma peça de arquitectura madura, o resultado de anos de experimentação, da qual apenas uma fracção chegou à fase de construção”.
O Maxxi divide-se em dois museus com duas colecções diferentes, Maxxi Arte (um acervo para já de 350 obras) e Maxxi Arquitectura (75 mil desenhos de arquitectura, incluindo os arquivos pessoais de vários arquitectos italianos do século XX).