Hospitalcuf Porto entre os melhores projectos mundiais de arquitectura
O edifício que concorre na categoria de “Edifícios de Saúde”, está localizado na Estrada da Circunvalação
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Hospitalcuf Porto, um projecto assinado pelo gabinete português Manuel Ventura e Associados, é um dos edifícios que figuram na lista dos seis nomeados ao WAF – World Architecture Festival. O concurso realiza-se em Novembro próximo, em Barcelona.
O edifício que concorre na categoria de “Edifícios de Saúde”, está localizado na Estrada da Circunvalação, e conta com uma área hospitalar de 25.000m2 , 3.500m2 de áreas técnicas, e 17.300 m2 de estacionamento para 500 lugares. De acordo com fonte do Hospitalcuf, o mesmo tem capacidade de internamento de 148 camas, 1 bloco cirúrgico com 8 salas de cirurgia e 1 bloco dedicado à Obstetrícia com 3 salas de cirurgia.
O edifício é composto por dois corpos volumétricos sobrepostos. “O volume superior é revestido a vidro e aço e está deslocado, com um balanço de 8 metros, sobre o corpo mais opaco, em betão, que forma a base. O volume superior alberga sobretudo segmentos do programa de utilização do público em geral, nomeadamente o internamento, enquanto na base se localizam os sectores mais técnicos, de diagnóstico e intervenção médica e cirúrgica. De salientar o átrio a que se acede a partir da entrada que permite a entrada de luz natural. É um espaço que permite uma visão global do edifício, com uma praça interior”, pode ler-se no comunicado de imprensa.
No concurso, organizado em 27 categorias, participaram mais de 80 países. Numa primeira fase foram seleccionados os melhores projectos e edifícios por cada categoria, e posteriormente os nomeados serão sujeitos a uma eleição que visa escolher o vencedor da respectiva categoria e posteriormente eleger o melhor edifício e o melhor projecto do ano.