Revigrés marca presença na Expo Xangai
A Revigrés vai participar na Conferência Sustainable Buildings and Smart Citie

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Revigrés vai participar na Conferência Sustainable Buildings and Smart Cities, que se realiza no Pavilhão de Portugal, na Expo Shangai 2010, de 14 a 16 de Julho.
Promovida pelo Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento e pela ADENE – Agência para a Energia, esta conferência “tem como objectivo debater as soluções para promover o desenvolvimento de edifícios sustentáveis, no âmbito da Expo Shangai, que este ano é subordinada ao tema Better City, Better Life, sendo a eficiência energética o assunto central do Pavilhão de Portugal”, anuncia fonte da participação portuguesa neste evento.
A apresentação da Revigrés integra-se no segundo dia da conferência que é dedicado ao tema New Materials and New Cities, com a exposição do projecto Solar Tiles, the future building skin.
A Revigrés vai ainda marcar presença no Pavilhão de Portugal, na exposição de design português, intitulada “Design para um Mundo Melhor”, onde será projectado um vídeo, realizado pelo Centro Português de Design, a convite do Ministério da Economia.
O Solar Tiles “é um projecto de I&DT inovador a nível mundial, em desenvolvimento por um consórcio de 9 entidades nacionais – Indústrias Cerâmicas, universidades, Centros Tecnológicos e outras entidades –, do qual a Revigrés é entidade promotora”, explica a mesma fonte.
O projecto consiste “no desenvolvimento de protótipos de produtos cerâmicos fotovoltaicos arquitectonicamente integrados para o revestimento e cobertura de edifícios (revestimentos exteriores de fachada e telhas para coberturas), com a mesma finalidade dos tradicionais painéis solares: aproveitar a energia solar para produção de electricidade”.
Com este projecto a Revigrés “pretende revolucionar a arquitectura de edifícios, de forma a passar a abranger o eco-design, fachadas e coberturas de edifícios baseados em materiais cerâmicos fotovoltaicos numa perspectiva de multifuncionalidade, onde se conjugam as funções estéticas (de um revestimento comum) com as funções técnicas de produção de energia por forma a promover a sustentabilidade na construção”, sublinha.
Em jeito de conclusão, em comunicado de imprensa a mesma fonte lembra ainda que, “tendo em conta a crise generalizada nos recursos energéticos não renováveis e o aumento dos seus preços, é urgente o desenvolvimento de soluções alternativas para o aproveitamento das energias renováveis, neste caso, a solar”.