SRU Lisboa Ocidental com resultados positivos em 2009, mas maior parte dos investimentos estão por cumprir
O Plano de investimentos de 2009 apontava um total de 4,1 milhões de investimento em reabilitação, mas apenas quase 190 mil euros foram aplicados
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Lisboa Ocidental conseguiu em 2009 resultados líquidos positivos, mas quase todos os investimentos previstos em reabilitação ficaram por cumprir, segundo o Relatório e Contas que a autarquia analisa quarta-feira.
O Plano de investimentos de 2009 apontava um total de 4,1 milhões de investimento em reabilitação, mas apenas quase 190 mil euros foram aplicados.
A empresa justifica os números com os atrasos relacionados com os processos de obtenção de visto, a produção de efeitos financeiros do contrato programa de 2009 e do contrato com o Instituto de Habitação/Banco Europeu de Investimento, alegando que “motivou o adiamento de decisões relativas ao desenvolvimento de projectos que envolvessem investimentos mais significativos”.
A SRU aponta ainda os atrasos na apreciação e decisão do Plano de Pormenor ‘Lisboa Ocidental-Belém’.
O contracto de financiamento com o Instituto de Habitação envolvia um empréstimo de 16,1 milhões para operações de renovação de infra-estruturas e reabilitação de espaços públicos.
De acordo com o Relatório e Contas de 2009, o resultado líquido da SRU Lisboa Ocidental foi de 26 740 euros.
Este ano a SRU Lisboa Ocidental prevê investir 6,4 milhões de euros na sua área de intervenção, a maior parte dos quais no espaço público e na recuperação de edifícios devolutos, segundo o Plano de Actividades apresentado no início do ano à autarquia.
Mais de 2,8 milhões deverão ser investidos na reabilitação do espaço público e mais de dois milhões na recuperação de 10 edifícios devolutos, em ruínas ou muito mau estado de conservação.
O plano de investimentos prevê 746 mil euros para a reabilitação de edifícios ocupados (a adquirir e/ou expropriar) e 517 mil na recuperação de 12 edifícios municipais.
Até 2013 a ‘Lisboa Ocidental SRU’ deverá investir mais de 21 milhões de euros em reabilitação urbana.
A ‘Lisboa Ocidental SRU’ foi criada em 2004 e a sua zona de intervenção ocupa uma área de 81 hectares nas freguesias de Santa Maria de Belém, Ajuda e Alcântara, com um total de 1300 edifícios e 5990 frações.
De acordo com dados da SRU, no final do ano passado tinham sido reabilitados 63 edifícios, estavam em obra outros 14 e em curso processos de licenciamento relativos a 29 prédios.
A ‘Lisboa Ocidental SRU’ é a única sociedade de reabilitação urbana de capital exclusivamente municipal a funcionar em Lisboa, depois de a autarquia ter decidido extinguir as da zona Oriental e da Baixa Chiado.