Sonae Sierra regista Resultado Líquido de 7,3 ME no primeiro trimestre do ano
No Brasil, a Sonae Sierra iniciou os trabalhos de construção do Uberlândia Shopping (Uberlândia) que tem abertura prevista para 2011
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sonae Sierra registou um Resultado Líquido de 7,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010, o que se traduz num aumento de 112% face ao primeiro trimestre de 2009.
Em comunicado de imprensa a Sonae revela que os Proveitos Directos dos Investimentos aumentaram 7% para os 56,9 milhões de eruos face ao mesmo período do ano passado, e a Margem Operacional Líquida cresceu mais de 25% para os 29,6 milhões de euros no mesmo período.
“A variação positiva do Resultado Líquido foi causada principalmente pelo Valor Criado nas Propriedades, que foi muito superior ao do mesmo período do ano passado devido ao menor aumento das taxas de capitalização (yields) em 2010. De facto, pela primeira vez desde o final do 2º trimestre de 2008, verificamos
uma compressão de yields em Espanha e Itália com todos os outros países Europeus estáveis, excepto em Portugal onde o nosso portfolio sofreu de novo uma pequena expansão de yields”, pode ler-se no documento a que o Construir teve acesso.
No mesmo período o Resultado Directo da Sonae Sierra atingiu os 14 milhões de euros (+92%) em comparação com os 7,3 milhões de euros no mesmo período de 2009. Nesse sentido, os Proveitos directos dos investimentos são 6% superiores aos do mesmo período de 2009 devido ao aumento do portfolio – as inaugurações de 2009: Loop5 e Manauara, e ao bom desempenho do portfolio brasileiro “que compensa claramente o pequeno decréscimo das rendas fixas nos centros comerciais europeus (menos 1% numa base comparável)”, explica a Sonae Sierra.
No Brasil, a empresa destaca “a melhoria contínua da actividade operacional”. A Margem Operacional Líquida da Empresa atingiu os 29,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010, 25% acima do mesmo período do ano passado, “como consequência do aumento de proveitos, já explicado, e dos esforços de redução de custos implementados em todos os Negócios da Empresa”.
A Empresa refere ainda a venda de 45% do Centro Comercial Alexa (em Berlim, na Alemanha) à
Union Investment, mas sublinha que esta venda “não teve impacto na Demonstração de Resultados
de 2010, uma vez que esses efeitos já tinham sido registados em 2009”.
A estratégia de crescimento e expansão da Sonae Sierra prossegue, apesar de “a empresa ter ajustado os seus timings de desenvolvimento à evolução dos mercados financeiro e de retalho”.
Após a “renovação bem-sucedida” em Portugal do AlbufeiraShopping (Algarve), concluída no passado mês de Janeiro, a empresa inaugurou com sucesso, a 24 de Março, o LeiriaShopping (Leiria) 100% comercializado. Representando um investimento de 79 milhões de euros.
No final do primeiro trimestre de 2010, “a empresa tem dois novos centros comerciais sob construção e 9 projectos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.
Em Itália, a Sonae Sierra está actualmente a desenvolver o Le Terrazze em La Spezia, que tem inauguração prevista para o terceiro trimestre de 2010, e representa um investimento de mais de 125 milhões de euros, tendo mais de 50% da sua ABL já comercializada”.
No Brasil, a Sonae Sierra iniciou os trabalhos de construção do Uberlândia Shopping (Uberlândia) que tem abertura prevista para 2011 e representa um investimento total de 62 milhões de euros.