Schindler lança elevador eco-eficiente
este novo produto dispõe de “tracção baseada na tecnologia gearless que, combinada com a tracção por cintas de material sintético, substitui o tradicional sistema por cabos de aço”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A introdução do Schindler 6300 no mercado marca a opção da empresa suíça pela “modernização e eco-eficiência”. Este elevador para edifícios residenciais ou pequenos edifícios de escritórios foi “pensado para projectos de remodelação integral de edifícios ou substituição de equipamentos obsoletos”.
“A optimização, em termos de eficiência energética e de espaço permite ganhos de poupança de energia e consequente redução de custos operacionais”, refere a nota de imprensa da Schindler.
Para Francisco Duarte, “a modernização é hoje uma questão inevitável e a forma de adicionar valor à propriedade urbana”. O responsável da Schindler Portugal considera “importante que em Portugal se comece a optar pela remodelação dos edifícios antigos de forma sustentada e planeada” e explica que “a substituição de equipamentos obsoletos por soluções modernas e eficientes traz claras vantagens”, não só em termos de eficiência e de custos, mas também no que toca às questões de segurança, “aproveitamento do espaço e até de estética”.
Segundo a nota de imprensa do grupo, este novo produto dispõe de “tracção baseada na tecnologia gearless que, combinada com a tracção por cintas de material sintético, substitui o tradicional sistema por cabos de aço”, reduzindo, desta forma, o peso da instalação e, consequentemente, a energia necessária para deslocações.
Por sua vez, “também o comando automático de que está dotado contribui para optimização energética” porque, quando a cabina não está em uso, “desliga a iluminação e a ventilação”. “O algoritmo de distribuição de chamadas permite equilibrar o tempo de espera, número de viagens e utilização de periféricos de baixo consumo de potência”, o que acaba por contribuir também para a eficiência do Schindler 6300.