Salgado defende parecer favorável a projecto do Convento das Mónicas
Salgado propõe que o parecer favorável seja condicionado à “manutenção e preservação do património existente”
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa vai propor na quarta feira que a autarquia dê parecer favorável ao pedido de informação prévia da empresa de capitais públicos, Estamo, para um projecto imobiliário no antigo Convento das Mónicas.
O também vice-presidente Manuel Salgado (PS) propõe que o parecer favorável seja condicionado à “manutenção e preservação do património existente” e ao pedido de autorização de trabalhos arqueológicos ao Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico (Igespar).
Na proposta, que vai apresentar na reunião do executivo municipal, Salgado condiciona também o parecer a uma vistoria por parte da autarquia para “salvaguarda de espécies arbóreas com interesses existentes no logradouro, a integrar o projecto de paisagismo”.
Deve ser igualmente apresentado um estudo hidrogeológico e serem garantidas “boas condições de salubridade para a viabilização dos pisos enterrados e semi-enterrados”.
O parecer favorável é ainda condicionado a uma “avaliação da localização dos acessos de emergência e ao estacionamento”, em função do “número real de caves”, implicando uma “melhoria do espaço público envolvente”. A Estamo – sub-holding da Parpública, uma sociedade gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos – submeteu à apreciação da autarquia o pedido de informação prévia em 2008.
O projecto em causa passa pela “reabilitação dos edifícios que constituem o antigo Convento das Mónicas, prevendo-se a substituição das construções precárias existentes e a ampliação com construção nova, mediante o reordenamento da área de implantação daquelas construções dispersas no logradouro”.
O Igespar emitiu “parecer favorável” à intervenção, refere a proposta.
O Convento das Mónicas está condicionado à planta de componentes ambientais II, núcleo de interesse histórico e sistema de vistas da frente ribeirinha, sector da Colina do Castelo aos Olivais, inventário municipal do património e área de potencial valor arqueológico.