Salgado defende parecer favorável a projecto do Convento das Mónicas
Salgado propõe que o parecer favorável seja condicionado à “manutenção e preservação do património existente”

Lusa
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa vai propor na quarta feira que a autarquia dê parecer favorável ao pedido de informação prévia da empresa de capitais públicos, Estamo, para um projecto imobiliário no antigo Convento das Mónicas.
O também vice-presidente Manuel Salgado (PS) propõe que o parecer favorável seja condicionado à “manutenção e preservação do património existente” e ao pedido de autorização de trabalhos arqueológicos ao Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico (Igespar).
Na proposta, que vai apresentar na reunião do executivo municipal, Salgado condiciona também o parecer a uma vistoria por parte da autarquia para “salvaguarda de espécies arbóreas com interesses existentes no logradouro, a integrar o projecto de paisagismo”.
Deve ser igualmente apresentado um estudo hidrogeológico e serem garantidas “boas condições de salubridade para a viabilização dos pisos enterrados e semi-enterrados”.
O parecer favorável é ainda condicionado a uma “avaliação da localização dos acessos de emergência e ao estacionamento”, em função do “número real de caves”, implicando uma “melhoria do espaço público envolvente”. A Estamo – sub-holding da Parpública, uma sociedade gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos – submeteu à apreciação da autarquia o pedido de informação prévia em 2008.
O projecto em causa passa pela “reabilitação dos edifícios que constituem o antigo Convento das Mónicas, prevendo-se a substituição das construções precárias existentes e a ampliação com construção nova, mediante o reordenamento da área de implantação daquelas construções dispersas no logradouro”.
O Igespar emitiu “parecer favorável” à intervenção, refere a proposta.
O Convento das Mónicas está condicionado à planta de componentes ambientais II, núcleo de interesse histórico e sistema de vistas da frente ribeirinha, sector da Colina do Castelo aos Olivais, inventário municipal do património e área de potencial valor arqueológico.