SRU Lisboa Ocidental prevê investir mais de 6ME em reabilitação este ano
Mais de 2,8 milhões deverão ser investidos na reabilitação do espaço público

Lusa
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Lisboa Ocidental prevê investir este ano mais de 6,4 milhões de euros na sua área de intervenção, a maior parte dos quais no espaço público e na recuperação de edifícios devolutos.
De acordo com o Plano de Actividades para 2010, que será analisado esta sexta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa, mais de 2,8 milhões deverão ser investidos na reabilitação do espaço público e mais de dois milhões na recuperação de 10 edifícios devolutos, em ruínas ou em muito mau estado de conservação.
O plano de investimentos prevê 746 mil euros para a reabilitação de edifícios ocupados (a adquirir e/ou expropriar) e 517 mil na recuperação de 12 edifícios municipais.
Até 2013 a ‘Lisboa Ocidental SRU’ deverá investir mais de 21 milhões de euros em reabilitação urbana.
Na proposta de plano que apresenta à Câmara de Lisboa, a ‘Lisboa Ocidental SRU’ recorda que o atraso verificado na celebração dos contratos-programa em 2009, sobretudo o assinado com o Instituto de Habitação e o Banco Europeu de Investimento, adiaram o início dos projetos de reabilitação urbana a financiar com estes acordos.
Na área consolidada que tem a seu cargo, a SRU prevê reabilitar em 2010 cerca de 30 por cento do espaço público das diferentes unidades de intervenção, ficando a restante área para reabilitar em 2011 (50 por cento) e 2012 (20 por cento).
O plano de actividades prevê a assinatura de um contrato-programa com a Câmara de Lisboa que fixa uma comparticipação pública de 661 mil euros.
De acordo com o documento, o passivo da SRU, que viu o ano passado autorizada a contratação de dois empréstimos bancários, deverá ultrapassar este ano os 6,4 milhões de euros, valor que quase triplica segundo as previsões para 2011, que apontam para 15,5 milhões de euros.
A ‘Lisboa Ocidental SRU’ foi criada em 2004 e a sua zona de intervenção ocupa uma área de 81 hectares nas freguesias de Santa Maria de Belém, Ajuda e Alcântara, com um total de 1300 edifícios e 5990 frações.
De acordo com dados da SRU, no final do ano passado tinham sido reabilitados 63 edifícios, estavam em obra outros 14 e em curso processos de licenciamento relativos a 29 prédios.
A ‘Lisboa Ocidental SRU’ é a única sociedade de reabilitação urbana de capital exclusivamente municipal a funcionar em Lisboa, depois de a autarquia ter decidido extinguir as da zona Oriental e da Baixa Chiado.