Artebel e Topeca criam 1ª argamassa de assentamento térmica do mercado
As empresas Artebel e Topeca juntaram-se para desenvolver a Argitherm Alvenaria, uma argamassa super térmica e leve, composta por agregados de argila expandida, desenhada especialmente para anular pontes térmicas na construção de paredes

CONSTRUIR
Artebel e Topeca criam 1ª argamassa de assentamento térmica do mercado
Grupo Aserta chega a Portugal no Verão
Coldwell Banker Portugal duplica volume de vendas e fecha primeiro trimestre a crescer
Sotecnisol Power equipa primeira fábrica de cânhamo
Grândola inaugura Núcleo Museológico de Etnografia
Nhood Portugal finalista em cinco categorias dos Prémios Solal
AICEP promove arquitectura e construção sustentável na Suécia
‘ClimateLaunchpad 2025’: Estão abertas as candidaturas para a maior competição cleantech do Mundo
Guimarães debate sobre “Estruturas de Missão na Habitação”
Zome cresce 60% em volume de negócios no primeiro trimestre
As duas empresas, 100% nacionais, juntaram esforços para trazer ao mercado uma novidade que, de acordo com as mesmas, “vai revolucionar o olhar sobre as paredes e a sua eficiência térmica e energética”. Dá pelo nome de Argitherm Alvenaria e é uma argamassa super térmica e leve, composta por agregados de argila expandida, desenhada especialmente para anular pontes térmicas na construção de paredes, resultando numa solução térmica de eficiência “excepcional” em paredes que nem aquecem nem arrefecem.
A nova argamassa apresenta “baixos valores de condutibilidade térmica, em comparação com outras no mercado. “A substituição de argamassas convencionais, com coeficientes de condutibilidade térmica (λ) entre 0,72–0,97 W/(m.K), por argamassas de assentamento leves e térmicas como a Argitherm Alvenaria, com valores de (λ) entre 0,23–0,25 W/(m.K), representa uma melhoria significativa no desempenho térmico e mecânico destes sistemas construtivos. Com uma capacidade isolante, pelo menos, quatro vezes superior à das argamassas convencionais, reflecte-se numa extraordinária redução das perdas e ganhos de calor, resultando em maior eficiência energética”, sublinha comunicado conjunto das empresas.
Adicionalmente, uma argamassa leve, com a adição de agregados leves e naturais, confere propriedades térmicas e uma redução drástica de peso, sem impactar o comportamento mecânico da parede. Os elevados valores de resistências mecânica enquadram-se perfeitamente com as argamassas convencionais, permitindo executar trabalhos de montagem com elementos térmicos.
A aderência da Argitherm Alvenaria aos elementos térmicos é superior a 0,3 N/mm2, garantindo os níveis de adesão adequados. Promove robustez e evita patologias relacionadas com a fissuração entre elementos e consequente transmissão para os revestimentos finais.