SE e Liminal em parceria para produzir baterias para veículos eléctricos com menos resíduos
Ambas as empresas desenvolveram uma oferta conjunta que integra as soluções de metrologia e análise que permite uma inspecção de qualidade in-line em tempo real e, desta forma, identificar os desvios de produção e a análise da causa raiz em tempo real ao nível da célula

CONSTRUIR
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
A Schneider Electric e a Liminal Insights, que actua no fabrico inteligente de baterias, assinaram uma parceria com vista a desenvolver baterias para veículos eléctricos, de “alta qualidade e em larga escala” e, desta forma, minimizando os resíduos.
Com a crescente procura destas baterias, prevendo-se que com as vendas globais de veículos eléctricos a representar 40% do total em 2030, a procura de baterias aumente 10 vezes em 10 anos, são vários os desafios “críticos” que a indústria enfrenta. Neste sentido, ambas as empresas desenvolveram uma oferta conjunta que integra as soluções de metrologia e análise baseadas em ultrassons da Liminal com o ecossistema de automação e inteligência industrial da Schneider Electric para fornecer uma inspecção de qualidade in-line em tempo real e, desta forma, que permita a identificação de desvios de produção e a análise da causa raiz em tempo real ao nível da célula.
A nova solução de inspecção integrada é compatível com todos os tipos de células de baterias, incluindo NMC, LFP, NCMA, Li-metal, estado sólido e químicas de Na-Ion.
Com inspecção e análise de ultrassons melhoradas, os fabricantes de baterias podem identificar e resolver rapidamente os desafios de qualidade da produção antes que estes escalem para recalls de produtos, que custaram à indústria mais de três mil milhões de dólares entre 2020 e 2023.
Os testes iniciais das soluções de inspecção EchoStat da Liminal sugerem que uma redução de 1% de sucata poderia poupar aos fabricantes uma média de 10 milhões de dólares por ano para um bloco de produção de 10GWh. Em paralelo, uma redução de oito horas no processo de acabamento de células, possibilitada pela melhoria das eficiências operacionais, poderia poupar até 3 milhões de dólares por ano num bloco de produção de 10GWh.