Cleanwatts integra projecto internacional da Panasonic no Japão
A empresa portuguesa faz parte do projecto japonês “Panasonic Accelerator by Electric Works Company”, desenvolvido pela Panasonic, no qual vai optimizar a partilha de energia entre consumidores industriais, residenciais e pequenos negócios, com o objetivo de garantir uma maior estabilidade da rede eléctrica japonesa

CONSTRUIR
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
Acelarador C2Ø com acções em Lisboa e Coimbra
A convite da Panasonic, a Cleanwatts, empresa portuguesa líder na digitalização de energia, vai participar no programa internacional de aceleração Panasonic Accelerator by Electric Works Company. Promovido pela Panasonic em colaboração com o ReGACY Innovation Group K.K, este programa tem como objectivo acelerar a criação de novas empresas, através da colaboração com as tecnologias avançadas e o conhecimento especializado de start-ups.
O projecto intitulado “Co-criação do futuro das comunidades de energia locais sustentáveis através da gestão da energia baseada em IA”, foca-se na optimização da gestão de energia entre edifícios comerciais, residenciais e pequenos negócios, através da tecnologia Cleanwatts OS. Este projecto utiliza o sistema avançado de optimização local da Cleanwatts para apoiar a estabilidade da rede e maximizar a poupança para os membros da comunidade.
Ao gerir de forma inteligente os fluxos de energia entre os participantes, o sistema ajuda a equilibrar a oferta e a procura locais, reduzindo a pressão sobre a rede eléctrica em geral, e permitindo que os participantes beneficiem de custos de energia mais baixos através de recursos partilhados e hábitos de consumo optimizados.
“A confiança da Panasonic no software da Cleanwatts é um reconhecimento da nossa inovação tecnológica. Desenvolver um projecto desta escala com uma empresa influente no Japão é uma oportunidade para implementar o nosso modelo de Comunidades de Energia num mercado com enorme potencial, promovendo a resiliência da rede e a estabilidade energética do país” afirma Luísa Matos, CEO da Cleanwatts.
O programa “Panasonic Accelerator by Electric Works Company” promove a colaboração entre a Panasonic e startups inovadoras para criar soluções pioneiras que melhorem a infraestrutura “kurashi” (um termo japonês para “estilo de vida”). Esta nova colaboração aborda desafios estratégicos a longo prazo e baseia-se na presença actual da Cleanwatts no Japão através da sua parceria com a Macnica, uma empresa tecnológica japonesa, que distribui a plataforma de gestão de energia Kisense da Cleanwatts no mercado japonês.
Este projecto foi possível através da plataforma de inovação aberta da Plug and Play Japan, tendo a empresa participado também no apoio a considerações comerciais e na aceleração da aplicabilidade do projecto no mercado e do desenvolvimento comercial.