Empresas do sector da construção procuram negócio na Arábia Saudita
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e dez empresas portuguesas do sector da construção estão para Riade, na Arábia Saudita, para participarem, entre os dias 24 e 27 de Fevereiro, na Big 5 Construct Saudi, que decorre até à próxima sexta-feira

CONSTRUIR
Coldwell Banker fecha 2024 com “forte crescimento internacional”
Empresas do sector da construção procuram negócio na Arábia Saudita
Novo palco da fileira Casa inPROJECTA abre portas esta quarta feira
Painel de Automação Comum para as perfuradoras Pit Viper e SmartROC
Renolit Alkorplan anuncia novo passadiço antiderrapante
Luis Ferreira é o novo diretor geral da MAP Spaces
APIRAC: Indústria térmica precisa de 5 mil trabalhadores para responder a desafios energéticos
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e dez empresas portuguesas do sector da construção estão para Riade, na Arábia Saudita, para participarem, entre os dias 24 e 27 de Fevereiro, na Big 5 Construct Saudi, feira de referência no território saudita para o sector da construção, materiais de construção, pedras, rochas ornamentais e landscape, que decorre de hoje (24 de Fevereiro) até sexta-feira.
“A participação na Big 5 Construct Saudi insere-se na estratégia de abordagem ao mercado saudita levada a cabo pela AEP nos últimos 14 anos, que consiste em participações regulares em eventos especializados para as fileiras da construção e materiais de construção, evidenciando a aposta num dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico. Esta é a quarta vez que a AEP organiza a participação na Big 5 Construct”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente conselho de administração da AEP.
“Perante o clima de incerteza que se vive no comércio internacional, marcado não só pelo aumento das tarifas alfandegárias por parte dos EUA, mas também pela fragilidade económica dos dois principais mercados da União Europeia (França e Alemanha), as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos e menos tradicionais”, refere o presidente do conselho de administração da AEP.
A Arábia Saudita, à semelhança de outros países do Golfo, também está num processo de diversificação da sua economia. Detentora de um dos maiores fundos soberanos mundiais e com um PIB per capita de aproximadamente 20.000 USD, a Arábia Saudita posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e entre as 20 maiores economias mundiais.
Desde 2015, vários projectos públicos e privados, na ordem dos biliões de dólares, avançaram para dar resposta a exigências de infraestruturas (metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e electricidade). O programa governamental de obras públicas apresenta vastas oportunidades para a comunidade empresarial, nomeadamente para o sector da construção e materiais de construção, fileira casa, saúde e novas tecnologias.
A Big 5 Construct Saudi, que apresenta uma elevada taxa de crescimento e estima receber 75 mil visitantes profissionais, oriundos de mais de 60 países, conta, logo no primeiro dia (24 de fevereiro) com a presença do Embaixador de Portugal em Riade, que irá visitar ao Pavilhão de Portugal.
A comitiva portuguesa na Big 5 Construct Saudi 2025 é composta pelas empresas: A Cimenteira do Louro, Castelhano & Ferreira (actividades de acabamento em edifícios), ETMA Empresa Transformadora de Mármores do Alentejo, Magratex Mármores e Granitos para Exportação, MOCAPOR Comércio e Indústria de Mármores, MVC (fabricação de artigos de mármore e de rochas similares), Ruipedra World of Natural Stone, EPW Tecnologia de Extrusão (fabricação de chapas, folhas, tubos e perfis de plástico), Sofalca Sociedade Central de Produtos de Cortiça e PROJEDOMUS (actividades de engenharia e técnicas afins).
Em 2024, o projecto BOW – Business on the Way promoveu a participação de 180 empresas em 27 acções, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos.