default
UPAC da Saint-Gobain Abrasivos permite poupar 40% de energia/ano
O projecto de produção de energia solar para autoconsumo desenvolvido pela Engie Soluções de Energia na empresa Saint-Gobain Abrasivos, vai permitir a geração anual de 1,175 MWh de energia e evitar a emissão de perto de 260 toneladas de CO2 da unidade fabril

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A parceria, firmada para 10 anos, tem como objectivo apoiar a Saint-Gobain Abrasivos a descarbonização a sua actividade e reforçar o seu compromisso com a transição energética. A Engie Soluções de Energia, responsável pela engenharia, investimento, construção e operação da UPAC dá garantias de produção durante todo o tempo de duração do contrato.
“É um privilégio poder trabalhar com uma multinacional de referência como a Saint- Gobain Abrasivos e ser parte activa da sua jornada de descarbonização. Esta impactante instalação vai permitir à Saint-Gobain Abrasivos reduzir significativamente os custos energéticos da sua operação industrial e reforçar o seu compromisso com a transição energética. Trata-se de um contrato a longo prazo e com um investimento 100% Engie Soluções de Energia, e no qual estamos totalmente empenhados em trabalhar diariamente para potenciar a sua eficiência”, salienta Duarte Caro de Sousa, director geral do Solar Distribuído pela Engie Soluções de Energia.
Por sua vez, Fernando Oliveira, director de Fábrica da Saint-Gobain Abrasivos, salienta que “esta parceria dá-nos toda a confiança para seguir o caminho da transição energética e reforçar o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a sustentabilidade e o ambiente.”
No total, a Engie Soluções de Energia instalou 1.638 painéis solares na cobertura e no parque de estacionamento das instalações da Maia. Cerca de 75% da energia gerada é utilizada nas operações da fábrica, contribuindo para uma maior eficiência energética e sustentabilidade das operações. O sistema de produção de energia tem uma potência instalada de 892 quilowatt-pico (kWp), que vai gerar aproximadamente 1,175 MWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de electricidade de 460 habitações.
A Engie Soluções de Energia é responsável pela engenharia, financiamento, construção e operação desta Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) e, através de uma equipa própria, assegura a manutenção preventiva e correctiva e monitoriza as produções em tempo real, 7 dias por semana.