
CONSTRUIR
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
Politécnico da Guarda lança concurso para residência por 3M€
Ordem dos Engenheiros e Universidade de Évora reforçam formação com novo protocolo
Grupo AM48 evolui para modelo regulado e supervisionado pela CMVM
A R.Power, uma das principais produtoras independentes de energia renovável na Europa, continua a reforçar a sua presença em Portugal através de uma cooperação bem-sucedida com os municípios locais. Em 2024 a empresa lançou no município da Sertã a sua primeira central fotovoltaica na região, a qual poderá agora servir como modelo de referência para futuros projectos na região. No âmbito da Iniciativa Europeia EUCF, o município da Sertã está a desenvolver um conjunto de acções para criar as condições necessárias para alcançar um balanço energético positivo, com o objectivo de aumentar a eficiência energética e implementar sistemas de armazenamento de energia em grande escala.
“A R.Power demonstrou ser um parceiro confiável e profissional na nossa jornada rumo à independência energética. A sua experiência em energias renováveis e soluções de armazenamento em baterias está perfeitamente alinhada com os objectivos do nosso município de alcançar um balanço energético positivo”, afirma Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. “Vemos um grande potencial na combinação das nossas iniciativas locais com as capacidades tecnológicas e a experiência da R.Power, como já demonstrado pela central fotovoltaica em operação no nosso município.”
A crescente presença da empresa em Portugal faz parte da sua expansão estratégica no sul da Europa. A R.Power pretende consolidar-se como um player de referência no futuro mercado de capacidade português, demonstrando o seu compromisso a longo prazo com o sector das energias renováveis no país.
Um dos pilares desta estratégia é o desenvolvimento de sistemas independentes de armazenamento de energia em baterias (BESS). Actualmente, os projectos BESS da R.Power em Portugal têm 380 MVA de capacidade em licenciamento, com planos de expansão para aproximadamente 800 MVA até ao primeiro trimestre de 2026.
“Portugal continua a ser um dos nossos mercados-chave no sul da Europa, onde vemos um enorme potencial de crescimento tanto na geração de energia solar quanto em soluções de armazenamento de energia” afirma Przemek Pięta, CEO da R.Power. “As nossas parcerias com municípios, como a Sertã, demonstram como a expertise do setor privado pode apoiar eficazmente os objectivos locais de transição energética.”