Fusões e Aquisições movimentam 385M€ em Janeiro de 2025
De acordo com o mais recente relatório do TTR Data, no primeiro mês do ano o volume de transacções regista diminuição de 42% em comparação a 2024. O sector de Real Estate foi o mais activo no período, com sete transacções

CONSTRUIR
Em Janeiro de 2025, o mercado transaccional português viu a concretização de 40 operações, totalizando 385 milhões de euros. Destas, 28% revelaram seus valores, conforme aponta o mais recente relatório do TTR Data (ttrdata.com). Estes números representam uma diminuição de 42% no número de transacções em comparação com o mesmo período de 2024.
Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo em Janeiro, com sete transacções, seguido pelo sector Travel, Hospitality & Leisure com cinco operações, o qual registou um crescimento de 67% comparado a 2024.
Âmbito Cross-Border
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e o Brasil, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando seis e três transacções, respectivamente.
Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Espanha e os Estados Unidos como principal destino de investimento, com três e duas transacções, respectivamente.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
Em Janeiro de 2025, foram contabilizadas quatro transacções de Private Equity, contabilizando um total de 10 milhões de euros.
Em Venture Capital, foram realizadas três rodadas de investimentos e um total de 44 milhões de euros.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 10 transacções com um valor de 24 milhões de euros, representando uma queda de 37% no número de operações.
A transacção destacada pelo TTR Data em Janeiro de 2025, é a aquisição da Bolseira pela Core Capital. O valor da transacção é de 9,50 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios SRS Legal; e CS’Associados. EY Portugal realizou uma due diligence.
O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica em Janeiro de 2025 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a actividade dos assessores é reflectida pelo número de transacções e pelo valor total. Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transacções lidera o Cuatrecasas Portugal com três transacções. E em valor, lidera o Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, contabilizando um total de 156 milhões de euros.
No que se refere ao ranking Big Four de assessoria financeira e due diligence, por número de transacções e valor lidera o EY Portugal com duas operações e contabilizando 9,50 milhões de euros.