GO Porto fechou 2024 com 29 M€ investidos na cidade
Em 2025, anos em que comemora 25 anos, a empresa prevê atingir um investimento total, desde a sua fundação, na ordem dos 450 milhões de euros, o equivalente a cerca de 80 empreitadas concluídas

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A cidade do Porto beneficiou, em 2024, de cerca de 30 intervenções em curso e mais de seis dezenas em fase de projecto, num investimento que ultrapassou os 29 milhões de euros, segundo balanço da GO Porto.
Em 2025, a empresa comemora 25 anos e prevê atingir um investimento total, desde a sua fundação, na ordem dos 450 milhões de euros, a que equivalem aproximadamente 680 empreitadas já concluídas e a expectativa de superar as sete centenas ao longo deste ano.
“A GO Porto tem-se assumido como instrumento fundamental na construção de uma cidade moderna, qualificada e confortável, seja na intensa intervenção quotidiana no espaço público, seja na construção e reabilitação dos equipamentos coletivos”, sublinha Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e presidente da empresa.
Entre as cerca de 30 empreitadas a decorrer, destaque para a construção do Campo Municipal de Campanhã. Com um investimento superior aos quatro milhões de euros e conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026, a obra é parte importante da estratégia municipal de promoção da zona Oriental da cidade.
O investimento em Campanhã inclui, também, a beneficiação das ruas de Justino Teixeira e do Monte da Estação, onde, além da substituição do pavimento, o investimento de, aproximadamente, 1,9 milhões de euros, incide, também, nas infraestruturas e na área pedonal.
No âmbito da educação, a GO Porto está a intervir na Escola Básica Agra do Amial. Além de uma requalificação global da escola, serão criadas novas áreas, como uma sala de atendimento para os encarregados de educação e uma recepção específica para as crianças do jardim de infância.
No centro da cidade, o Jardim Teófilo Braga, conhecido como Praça da República, está a ser revitalizado para que lhe seja devolvido o traçado original de 1909, adaptando-o às necessidades contemporâneas.
Concluído em 2024 ficou o Parque da Alameda de Cartes, um espaço verde de 40 mil metros quadrados que assegura a ligação entre os bairros do Falcão, do Cerco e do Lagarteiro e a reabilitação da Escola Básica dos Correios.
Entre as dezenas de empreitadas concluídas em arruamentos espalhados pelas freguesias, uma das obras mais importantes foi a conclusão da ligação da Rua das Andresas à Avenida Vasco da Gama, cuja intervenção em Ramalde transformou um antigo terreno baldio. Também através do programa Rua Direita foram concluídas seis empreitadas, sendo que estão em curso outras sete, nomeadamente na Travessa de Entre Campos e outras; na Rua Monte de São João e Travessa do Monte de São João; na Rua das Doze Casas e Rua Gil Vicente; na Travessa da Maceda, Rua da Maceda e outras; na Travessa de S. Dinis; Rua Dionísio dos Santos Silva e outras e na Rua Direita do Viso e outras.
Dentro do espectro de intervenção da GO Porto, também o trabalho assumido pelo Gabinete do Espaço Público (GEP) contribuiu para a valorização da cidade, tendo sido reabilitados 3,8 quilómetros em arruamentos, abrangendo uma área de 38 mil metros quadrados, e mais de 20 arruamentos e espaços envolvidos. As pedonalizações das ruas das Carmelitas e de S. João, mas, também, intervenções como na rotunda da Rua Dr. Vasco Valente e no Largo do Carvalhido são alguns destes exemplos.