Governo anuncia investimento na modernização dos transportes públicos
Através do Fundo Ambiental, tutelado pelo ministério do Ambiente e Energia, o Governo anunciou o investimento de 109,7 milhões de euros na modernização e expansão dos transportes públicos. O montante será repartido pelo Metro do Porto, Metropolitano de Lisboa e CP – Comboios de Portugal

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O Fundo Ambiental reforçou o investimento em transportes públicos, transferindo mais de 97 milhões de euros para o Metro do Porto, o Metropolitano de Lisboa e a CP – Comboios de Portugal. A este valor junta-se um outro cofinanciamento de 12,7 milhões, também para a renovação da frota, destinado ao Metropolitano de Lisboa.
Foram, assim, transferidos para aquelas empresas de transportes públicos mais de 109,7 milhões de euros, a título de cofinanciamento pelo Fundo Ambiental, sob a tutela do ministério do Ambiente e Energia. Do montante, 66,6 milhões de euros foram canalizados para o Metro do Porto para a ampliação das linhas, aquisição de novos veículos e estudos de expansão. Em causa estão 37,7 milhões para a expansão das Linhas Amarela e Rosa, 22,9 milhões de euros para a expansão das Linhas Rubi e BRT, 2,1 milhões de euros para o estudo e projectos de novas linhas e 3,8 milhões de euros para o cofinanciamento na aquisição de composições de material circulante (18 veículos).
Para o Metropolitano de Lisboa foi canalizado um cofinanciamento de 6,3 milhões de euros, investidos na modernização dos sistemas de sinalização e renovação da frota (aquisição de 24 unidades triplas). A este valor junta-se um outro cofinanciamento de 12,7 milhões, também para a renovação da frota.
A CP recebeu um montante de cerca de 24 milhões de euros, direccionado ao cofinanciamento da aquisição de 117 unidades automotoras eléctricas de última geração e material circulante adicional (12+10 unidades).