Governo anuncia investimento na modernização dos transportes públicos
Através do Fundo Ambiental, tutelado pelo ministério do Ambiente e Energia, o Governo anunciou o investimento de 109,7 milhões de euros na modernização e expansão dos transportes públicos. O montante será repartido pelo Metro do Porto, Metropolitano de Lisboa e CP – Comboios de Portugal
CONSTRUIR
“Resposta às exigências ambientais dá competitividade às empresas nacionais”
INE: Indicadores de confiança sobem na Construção e Obras Públicas
IPDT debate tendências e propostas para o turismo nacional em 2025
Novo regulamento dos produtos da construção alinhado com as metas europeias de sustentabilidade
Assinatura do protocolo para a reabilitação da Ribeira de Algés
Depois da recuperação em 2024, a tendência segue em alta para o investimento imobiliário
Syensqo expande operação em Portugal com novo escritório no IDB Lisbon
Alves Ribeiro ganha construção de hotel e espaço comercial no CCB
Guimarães lança concurso de requalificação da Fábrica do Arquinho
O que esperar do sector do crédito em 2025?
O Fundo Ambiental reforçou o investimento em transportes públicos, transferindo mais de 97 milhões de euros para o Metro do Porto, o Metropolitano de Lisboa e a CP – Comboios de Portugal. A este valor junta-se um outro cofinanciamento de 12,7 milhões, também para a renovação da frota, destinado ao Metropolitano de Lisboa.
Foram, assim, transferidos para aquelas empresas de transportes públicos mais de 109,7 milhões de euros, a título de cofinanciamento pelo Fundo Ambiental, sob a tutela do ministério do Ambiente e Energia. Do montante, 66,6 milhões de euros foram canalizados para o Metro do Porto para a ampliação das linhas, aquisição de novos veículos e estudos de expansão. Em causa estão 37,7 milhões para a expansão das Linhas Amarela e Rosa, 22,9 milhões de euros para a expansão das Linhas Rubi e BRT, 2,1 milhões de euros para o estudo e projectos de novas linhas e 3,8 milhões de euros para o cofinanciamento na aquisição de composições de material circulante (18 veículos).
Para o Metropolitano de Lisboa foi canalizado um cofinanciamento de 6,3 milhões de euros, investidos na modernização dos sistemas de sinalização e renovação da frota (aquisição de 24 unidades triplas). A este valor junta-se um outro cofinanciamento de 12,7 milhões, também para a renovação da frota.
A CP recebeu um montante de cerca de 24 milhões de euros, direccionado ao cofinanciamento da aquisição de 117 unidades automotoras eléctricas de última geração e material circulante adicional (12+10 unidades).