Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento de 52 M€
O documento, que passou por uma ampla discussão pública, tem como principais objectivos, segundo a autarquia, reduzir as áreas de construção e o número de camas turísticas nas freguesias litorais

CONSTRUIR
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Haier Europe recebe quatro prémios Red Hot
Porta da Frente Christie’s lança novo site com foco na experiência do utilizador e na inovação
A proposta da Câmara Municipal de Grândola (CMG) de alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM) foi aprovada, por maioria, em Assembleia Municipal, esta segunda-feira, dia 16 de Dezembro. O documento, que passou por uma ampla discussão pública, tem como principais objectivos reduzir as áreas de construção e o número de camas turísticas nas freguesias litorais, orientando o crescimento para o interior e, dessa forma, promover um turismo mais sustentável. O município viu, também, aprovado o orçamento para 2025, com habitação, educação e juventude como as áreas prioritárias.
António Figueira Mendes, presidente da CMG, salienta a importância da aprovação da alteração ao PDM, que visa “disciplinar o crescimento de empreendimentos turísticos, proteger a faixa litoral, promover o desenvolvimento controlado e diversificado no interior e preservar os valores naturais, ambientais e culturais de Grândola.”
Já o Orçamento da Câmara para 2025, aprovado por maioria, que visa responder às necessidades da população e a impulsionar o desenvolvimento do concelho, contempla um investimento de 52 milhões de euros. Entre as medidas destacam-se a disponibilização de cerca de sete hectares de terreno para construção de habitações a custos controlados, habitação social e terrenos para autoconstrução para jovens.
Na área da educação, o plano assegura a modernização e requalificação das infraestruturas escolares em todo o concelho. Entre os principais projectos, destacam-se a reabilitação dos Centros Escolares de Melides e do Carvalhal, bem como a conclusão do projecto do novo Centro Escolar de Grândola. Em 2025, será lançado o concurso que irá permitir o arranque da construção da Casa da Juventude.
O orçamento municipal reforça também o compromisso da autarquia com o alívio fiscal das famílias, o apoio a associações, clubes e instituições de solidariedade social.