Porto e Galiza unem-se para reivindicar avanço na Linha de Alta-Velocidade
O objectivo é criar uma “frente comum” que reúna instituições, entidades empresariais, autoridades portuárias e outros actores do tecido social e económico de ambos os lados da fronteira

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Rui Moreira vai juntar-se ao acto cívico impulsionado pela Xunta da Galicia para reivindicar o avanço na Linha de Alta-Velocidade, que ligará Porto a Vigo, por comboio, em cerca de 50 minutos. O debate público com o presidente galego, Alfonso Rueda Valenzuela, acontece na próxima quarta-feira, dia 4, em Vigo, às 12 horas (hora local).
O objectivo é criar uma “frente comum” que reúna instituições, entidades empresariais, autoridades portuárias e outros actores do tecido social e económico de ambos os lados da fronteira.
A Xunta da Galicia tem-se mostrado exigente perante o Governo espanhol para que defina um plano de investimentos e um calendário de medidas que deem início à construção da ligação ferroviária entre Vigo e a fronteira portuguesa.
Recorde-se que a Linha de Alta-Velocidade já foi considerada prioritária em várias cimeiras entre os dois países, mas Alfonso Rueda Valenzuela alerta para que, com o actual estado de tramitação, as obras na saída Sul de Vigo não estarão concluídas antes de 2034.
Do lado português, o presidente da Câmara do Porto vem, igualmente, reivindicando a prioridade da ligação a Vigo, operação que considera mais estratégica do que a linha ferroviária de alta-velocidade entre Lisboa e Madrid, dada a potencial procura pelos passageiros.