© Hugo David 2023
Gonçalo M. Tavares e ‘As cidades e as casas’
‘Onde fica a nossa casa?’ é uma das perguntas da investigação levada a cabo por Gonçalo M. Tavares e que irá culminar em livro em 2026. A apresentação decorre esta quinta-feira, 14 de Novembro, às 18h30, no Pólo Cultural da Trienal
CONSTRUIR
Cushman & Wakefield assessora aquisição do Gandra North Green Logistics Park pelo fundo Aquila ACSEL
Limehome quer expandir actividade em Portugal
Dst constrói hotéis do Grupo Mercan em Lagos
Gonçalo M. Tavares e ‘As cidades e as casas’
Câmara apresenta requalificação da Rua Almada Negreiros
Vendas de habitação na ARU de Lisboa totalizam 1.953M€ no 1º semestre
Vila Galé investe cerca de 20 M€ na ‘futura’ Quinta da Cardiga, na Golegã
Hilton inaugura Cénica Porto Hotel
Adene discute estratégia portuguesa em Singapura
Corum e Doutor Finanças dão formação a jovens universitários sobre literacia financeira
Esta quinta-feira, 14 de Novembro, às 18h30, Gonçalo M. Tavares apresenta no Pólo Cultural da Trienal uma nova etapa de desenvolvimento do projecto editorial conjunto ‘As Cidades e as Casas’. Este futuro livro é dedicado a pensar como a casa e o espaço público se transformam em espaço familiar em termos de integração.
Nesta apresentação Gonçalo M. Tavares convoca outras vozes da literatura como António Lobo Antunes (“a mesa de jantar acabava na cama”) e das artes, como a dupla Dutes Miller e Stan Shellabarger, entre uma miríade de obras literárias e artísticas que são revisitadas para integrar a reflexão sobre as várias dimensões contidas na pergunta: Onde fica a nossa casa?
Nesta sessão, para além de projecções de vídeos, vão participar artistas que, de diferentes países, migraram para Portugal para continuar a fazer a sua arte, como Jean Paul Bucchieri, encenador nascido em Itália, Larissa Lewandoski, artista visual brasileira, ou Lauren Mendinueta, poeta colombiana.
A investigação bibliográfica, visual e de campo de uma equipa multidisciplinar que iniciou em 2023 e se estende ao longo de três anos vai culminar com a publicação de um livro em 2026.
Esta é a segunda apresentação seguida de uma conversa com o público sobre questões cruciais: Qual a diferença entre a casa da infância e a casa onde vivemos hoje? Qual o percurso entre estas duas casas? A partir de que sentimento/acontecimento começou esse percurso – do medo, da necessidade? do amor, do desejo? do acaso? Como se muda de casa e de país? E qual a última casa? Há uma primeira casa, uma casa do meio e uma última? Como encontrar a última casa? Que país é a nossa casa?