Montepino inaugura a “maior plataforma logística” de Portugal
Num dos maiores lotes da Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, que tem 324 mil m2 de área urbanizada e mais de 147 mil m2 de área bruta construída, o activo “chave-na-mão” está a ser adaptado para a actividade da Leroy Merlin
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Montepino, SOCIMI especializada no sector de imobiliário para logística, líder na Península Ibérica e promovida pela Valfondo Investment Management e Bankinter Investment, acaba de iniciar o processo de entrada em funcionamento da plataforma logística em Castanheira do Ribatejo (Lisboa) para a Leroy Merlin. A SOCIMI investiu mais de 120 milhões de euros no desenvolvimento deste activo, o maior do género no país, com uma superfície bruta de 108.500m2.
O empreendimento situa-se num dos maiores lotes da Plataforma Castanheira do Ribatejo, com 324.000m2 de área urbanizada e mais de 147.000m2 de área bruta construída.
A construção do edifício envolveu a criação de 250 postos de trabalho e a colaboração de 40 empresas, estando prevista a criação de mais de 400 postos de trabalho na sequência do início das operações da Leroy Merlin na plataforma.
O projecto situa-se numa zona estratégica, no entroncamento da autoestrada A1 de Lisboa ao Porto e da A10, que liga Lisboa a Espanha e ao Algarve. É o chamado “Km 0” da logística de distribuição em Portugal, que concentra mais de 68% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa, que, por sua vez, reúne mais de 80% do parque logístico em Portugal.
O processo de construção foi realizado com o objectivo de a plataforma obter o selo LEED Platinum, uma distinção internacional que garante que o edifício responde aos mais elevados padrões de sustentabilidade. A certificação do projecto está alinhada com o compromisso da Valfondo Investment Management de criar activos eficientes, que respeitem o meio ambiente e que são criados para promover o bem-estar dos trabalhadores que neles exercem atividade.
Ben Alogo, diretor de Desenvolvimento Internacional da Valfondo, salienta a propósito desta inauguração que “o desenvolvimento desta plataforma reforça a posição de liderança da Montepino no sector imobiliário logístico na Península Ibérica, e demonstra as capacidades internacionais da Valfondo para promover projectos que estão na vanguarda da sustentabilidade, em localizações preferenciais e com elevada atractividade para clientes e investidores”.
A plataforma tem 26.000 m2 de pavimento impermeável, material que permite a reutilização da água após as chuvas e que vai possibilitar reduzir o consumo do imóvel em cerca de 55%. Além disso, dispõe de telhados de alta reflectância solar que minimizam o efeito de ilha de calor e painéis fotovoltaicos que produzem 1.322 MWh por ano e cobrem até 66% das necessidades anuais de energia da plataforma, conseguindo uma redução de consumo de 36% comparativamente com qualquer outro edifício padrão e uma economia de custos de energia próxima de 80%. A ligação eléctrica de 52% das docas para cabines de camiões contribui igualmente para aumentar a eficiência e reduz consumo e volume de emissões.