Montepino inaugura a “maior plataforma logística” de Portugal
Num dos maiores lotes da Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, que tem 324 mil m2 de área urbanizada e mais de 147 mil m2 de área bruta construída, o activo “chave-na-mão” está a ser adaptado para a actividade da Leroy Merlin

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Montepino, SOCIMI especializada no sector de imobiliário para logística, líder na Península Ibérica e promovida pela Valfondo Investment Management e Bankinter Investment, acaba de iniciar o processo de entrada em funcionamento da plataforma logística em Castanheira do Ribatejo (Lisboa) para a Leroy Merlin. A SOCIMI investiu mais de 120 milhões de euros no desenvolvimento deste activo, o maior do género no país, com uma superfície bruta de 108.500m2.
O empreendimento situa-se num dos maiores lotes da Plataforma Castanheira do Ribatejo, com 324.000m2 de área urbanizada e mais de 147.000m2 de área bruta construída.
A construção do edifício envolveu a criação de 250 postos de trabalho e a colaboração de 40 empresas, estando prevista a criação de mais de 400 postos de trabalho na sequência do início das operações da Leroy Merlin na plataforma.
O projecto situa-se numa zona estratégica, no entroncamento da autoestrada A1 de Lisboa ao Porto e da A10, que liga Lisboa a Espanha e ao Algarve. É o chamado “Km 0” da logística de distribuição em Portugal, que concentra mais de 68% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa, que, por sua vez, reúne mais de 80% do parque logístico em Portugal.
O processo de construção foi realizado com o objectivo de a plataforma obter o selo LEED Platinum, uma distinção internacional que garante que o edifício responde aos mais elevados padrões de sustentabilidade. A certificação do projecto está alinhada com o compromisso da Valfondo Investment Management de criar activos eficientes, que respeitem o meio ambiente e que são criados para promover o bem-estar dos trabalhadores que neles exercem atividade.
Ben Alogo, diretor de Desenvolvimento Internacional da Valfondo, salienta a propósito desta inauguração que “o desenvolvimento desta plataforma reforça a posição de liderança da Montepino no sector imobiliário logístico na Península Ibérica, e demonstra as capacidades internacionais da Valfondo para promover projectos que estão na vanguarda da sustentabilidade, em localizações preferenciais e com elevada atractividade para clientes e investidores”.
A plataforma tem 26.000 m2 de pavimento impermeável, material que permite a reutilização da água após as chuvas e que vai possibilitar reduzir o consumo do imóvel em cerca de 55%. Além disso, dispõe de telhados de alta reflectância solar que minimizam o efeito de ilha de calor e painéis fotovoltaicos que produzem 1.322 MWh por ano e cobrem até 66% das necessidades anuais de energia da plataforma, conseguindo uma redução de consumo de 36% comparativamente com qualquer outro edifício padrão e uma economia de custos de energia próxima de 80%. A ligação eléctrica de 52% das docas para cabines de camiões contribui igualmente para aumentar a eficiência e reduz consumo e volume de emissões.