Mangualde acolhe reunião do projecto europeu “Residents of the Future: Urbact IV”
Encontro reúne representantes de nove cidades europeias para discutir City Branding, estratégias inovadoras de habitação, atracção e retenção de habitantes, promovendo a atractividade do território, qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
De 8 a 10 de Outubro, a cidade de Mangualde será o centro de atenção da reunião transnacional do projeto europeu “Residents of the Future Urbact IV”.
“Residentes do Futuro” é uma rede de planeamento de acções Urbact que inclui nove cidades europeias, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O seu principal objectivo é abordar a questão do despovoamento urbano nas cidades de pequena e média dimensão.
Ao centrar-se na transformação digital, na diversificação económica e na imagem de marca das cidades, explorará abordagens inovadoras para a evolução das tendências em matéria de trabalho, estilo de vida e comunicação, a fim de aumentar a atractividade das cidades para potenciais investimentos e habitantes. A rede permite que as cidades redefinam as suas vantagens em comparação com as grandes áreas metropolitanas e desenvolvam soluções holísticas e centradas nos cidadãos que apoiem a revitalização demográfica e o crescimento urbano sustentável.
O projecto tem financiamento no valor global de mais de 827 mil euros é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia. Para além de Mangualde, fazem parte da rede as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina).
No arranque do projecto foi constituído em Mangualde um Grupo Local URBACT (Urbact Local Group – ULG) para estudar esta problemática e as possíveis soluções. A Câmara é a entidade promotora, mas cabe ao ULG trabalhar em equipa, definir o problema da perda de residentes e apontar as melhores soluções para o resolver. É com o envolvimento de todos e num processo colaborativo que se chegará a um plano de acção. O grupo de trabalho é constituído por representantes de toda a comunidade mangualdense e das suas instituições.
A primeira sessão, a 8 de Outubro, terá lugar no Solar de Almeidinha, com a recepção oficial a cargo de Marco Almeida, presidente da Câmara de Mangualde e de João Pedro Cruz, vice-presidente da Câmara de Mangualde. Durante a manhã, os representantes das cidades participantes do projecto irão proceder a uma revisão do progresso nos vários territórios integrantes no projecto europeu “Residents of the Future”, seguida de uma análise do ponto de situação do projecto a nível europeu, conduzida pela gestora de projecto Nikolina, representante do parceiro líder, Šibenik (Croácia).
Da parte da tarde decorrerá uma sessão de formação sobre City Branding e Marketing, que será conduzida pelo especialista Carlos Brito, autor da estratégia de marketing de Mangualde. Neste dia estarão ainda em foco as boas práticas de Mangualde. Os representantes das cidades europeias participantes na reunião vão ter a oportunidade de visitar a ETAR de Cubos, uma infraestrutura de tratamento de água que se destaca como exemplo de economia circular, e o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), um centro de coordenação da Proteção Civil contra condições meteorológicas extremas, espaço este que promoverá a reflexão sobre a preparação das cidades para as alterações climáticas.
No dia 9 de Outubro, as actividades decorrerão na Quinta da Cerca, onde será realizado um workshop focado na utilização do património, cultura e turismo como ferramentas para melhorar a qualidade de vida e atractividade urbana, conduzido pelos representantes de Plasencia, em Espanha. Ainda neste dia terá lugar uma sessão de formação sobre Atracção de Investimentos, conduzida por Tiago Ferreira, lead expert URBACT, e uma mesa-redonda em formato World Café, onde os participantes discutirão estratégias habitacionais para aumentar a disponibilidade de habitação e atrair e reter novos residentes.