ALDI arrenda 16.000m² no Panattoni Park Porto Valongo
A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso
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O promotor imobiliário logístico-industrial da Europa, Panattoni, anunciou o arrendamento de um módulo de 16.065 m² à ALDI Portugal, no armazém norte do seu principal projecto em Portugal, “Panattoni Park Porto Valongo”. Este acordo reforça a presença da ALDI no país, com a abertura de um novo Centro de Distribuição, que irá optimizar as suas operações logísticas numa localização estratégica no norte do território português.
O “Panattoni Park Porto Valongo” constitui o primeiro projecto da Panattoni no mercado português, tem uma área total de 76.209 m², distribuída por dois edifícios denominados: armazém norte de 26.400 m² e armazém sul de 49.734 m², o que o posiciona como um dos maiores projectos logísticos do norte de Portugal. Com este contrato, apenas fica disponível uma unidade de 7.500 m² no armazém norte, enquanto no segundo edifício, de 49.734 m², há disponibilidade para módulos a partir de 12.450 m².
Gustavo Cardozo, director geral da Panattoni para Espanha e Portugal, refere que “este acordo não só reforça a nossa expansão no mercado português, como demonstra a confiança que as grandes empresas depositam na nossa infraestrutura logística imobiliária. Estamos confiantes de que este parque logístico oferecerá à ALDI as melhores condições para optimizar as suas operações na região e estamos muito satisfeitos por fazer parte dele”.
O parque é construído com os mais elevados padrões de sustentabilidade, com a certificação BREEAM “Very Good”. Equipado com iluminação LED de baixo consumo e postos de carregamento para veículos eléctricos, o “Panattoni Park Porto Valongo” prioriza a eficiência energética e a redução do impacto ambiental, facilitando as operações logísticas sustentáveis. Isto torna o parque uma opção atractiva para as empresas que procuram reduzir a sua pegada ecológica e melhorar o seu desempenho logístico.
Cristina Almeida, markets & capital markets porto director da JLL, destaca a importância desta operação. “Estamos muito contentes por ter assegurado a colocação do centro de distribuição da Aldi no Panattoni Park de Valongo. Uma transacção que sublinha a confiança das grandes empresas em projectos inovadores e sustentáveis”.
Para além das características técnicas, o parque beneficia de uma localização estratégica a apenas 25 minutos do centro do Porto, com acesso directo às principais vias A41 e A4. Esta proximidade ao centro urbano, ao Aeroporto do Porto (27,7 km) e a outras cidades importantes como Lisboa (322 km) e Tui, Pontevedra (128 km), oferece à ALDI Portugal e a outros potenciais inquilinos uma posição privilegiada para as suas actividades de distribuição e última milha.
A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso. André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal, afirma que “esta recente aposta tem como objectivo fortalecer e expandir a capacidade de distribuição da ALDI face ao seu crescimento significativo em território nacional. Este Centro surge como uma resposta estratégica e imediata às necessidades logísticas decorrentes do aumento da presença da ALDI em Portugal, garantindo um abastecimento sustentado e eficaz a toda a nossa rede de distribuição. Esta nova infraestrutura faz parte de um plano mais abrangente de investimento em infraestruturas logísticas, complementando outros projectos que a ALDI Portugal já tem em curso. O Centro de Distribuição de Valongo, com esta localização privilegiada, terá um papel fundamental no reforço da capacidade de resposta e na optimização da cadeia de abastecimento.”
A ALDI assegura ainda que a escolha do “Panattoni Park Porto Valongo” reflecte o compromisso da marca com a sustentabilidade. Esta aposta foi cuidadosamente seleccionada para minimizar o impacto ambiental, reforçando os valores da marca em prol de uma operação mais verde e eficiente. A ALDI continua a apostar em práticas logísticas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono e promovendo um transporte mais eficiente e responsável.