Crédito destinado à Habitação cresceu 31,6%
A AICCOPN lança a compilação mais recente da Síntese Estatística da Habitaçáo refente aos primeiros seis meses do ano, período no qual o consumo de cimento aumento 2,8% e o montante de novo crédito à habitação ascendeu a 7.626 milhões de euros

CONSTRUIR
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
No primeiro semestre de 2024, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 2,8% em termos homólogos, totalizando 2.013 mil toneladas.
Relativamente ao licenciamento municipal, nos primeiros seis meses do ano verificou- se uma redução, em termos homólogos, de 8% no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais. Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas, observou-se uma diminuição de 8,9% face ao período homólogo, passando de 17.071 fogos licenciados no primeiro semestre de 2023, para apenas 15.555 alojamentos neste semestre.
Até Junho de 2024, o montante de novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras ascendeu a 7.626 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 31,6% em termos homólogos.
No mês de Junho, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização de 6,6% em termos homólogos, com variações de 6,1% nos apartamentos e de 8,4% nas moradias.
Nesta edição da Síntese Estatística da Habitação os Açores são a região em destaque. Neste arquipélago o número de fogos licenciados em construções novas, nos doze meses terminados em Junho de 2024, foi de 720, o que traduz uma expressiva redução de 28,3% face aos 1.004 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 21% são de tipologia T0 ou T1, 38% são de tipologia T2, 37% de tipologia T3 e 4% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se nesta região uma variação homóloga de 8,3% no mês de Maio.