Microsoft assina PPA com EDPR em Singapura
Microsoft vai comprar 100% da energia renovável exportada para a rede do projecto SolarNova 8 da EDP Renováveis em Singapura. O contrato de longo prazo com a tecnológica apoia assim o desenvolvimento de novos projectos solares e contribui para o objectivo da Microsoft de apenas consumir energia renovável. Este é o segundo acordo assinado entre as duas empresas em Singapura, reforçando uma colaboração que teve início em 2018

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A EDP, através da EDP Renováveis (EDPR), fechou um contrato de longo prazo (power purchase
agreement, PPA) com a Microsoft para descarbonizar as operações da tecnológica Microsoft através de um acordo de 20 anos. A Microsoft irá comprar 100% da energia renovável exportada para a rede a partir do projecto SolarNova 8 da EDPR, com uma capacidade de até 200MWp.
No início deste ano, foi adjudicada à EDPR a Fase 8 do programa SolarNova, que consiste em instalar até 200MWp de capacidade solar em mais de 1.000 edifícios de habitação pública de Singapura e mais de 100 edifícios governamentais. Este é o maior projecto solar em Singapura e a maior iniciativa no âmbito do programa do Governo SolarNova.
“Estamos a reforçar a colaboração global da EDP com a Microsoft através deste projecto e, juntos, estamos a dar um passo no sentido de alcançar os objectivos de sustentabilidade de Singapura de alcançar pelo menos 2 GWp de energia solar até 2030. O contrato com a Microsoft é um catalisador para acelerar a transição energética e para continuar a investir na região”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e EDPR.
“A Microsoft aprecia a relação global que construímos com a EDPR, permitindo que as nossas empresas impulsionem os esforços de descarbonização da rede em Singapura, nos EUA e na Europa. A construção do nosso portfólio de energias renováveis com a EDPR garante que podemos continuar a assegurar o fornecimento de energia renovável para cumprir os ambiciosos objectivos de energia renovável e descarbonização da Microsoft”, afirmou Adrian Anderson, director-geral de Energias Renováveis, e Energia Sem Carbono da Microsoft.
Na região Ásia Pacífico, a EDPR tem uma presença pan-regional com mais de 1,5 GWp de capacidade solar comprometida em Maio de 2024. Com sede em Singapura, a empresa tem uma estratégia clara para fornecer acesso a energia limpa, fiável e acessível na região da APAC. O objetivo é aumentar a nossa capacidade de energias renováveis para pelo menos 5 GW até 2030 e liderar a transição energética na APAC.