Aveiro Center mais sustentável
Cushman & Wakefield reduz em 45% a dependência energética do Aveiro Center com painéis solares, e expande infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Entre Julho de 2023 e Junho de 2024, o centro comercial Aveiro Center obteve uma redução de 45% no consumo de energia proveniente da rede eléctrica, conseguida através da implementação de painéis solares na cobertura do edifício.
Nos primeiros 12 meses após a instalação, a energia gerada pelos painéis solares do Aveiro Center não só supriu quase metade do consumo energético do centro, como também evitou a emissão de 103,79 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. “Este marco é um testemunho do compromisso do Aveiro Center com práticas operacionais responsáveis e da sua contribuição activa para a luta contra as alterações climáticas”, sublinha em comunicado a consultora Cushman & Wakefield (C&W), que gere o activo.
“O Aveiro Center continuará a investir em tecnologias verdes e a adoptar medidas para melhorar a eficiência energética e reduzir ainda mais a sua pegada de carbono. A gestão do centro está comprometida em manter práticas sustentáveis que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a comunidade local”, sublinha André Navarro, partner e head of retail asset services da Cushman & Wakefield.
“A gestão do Aveiro Center está empenhada em facilitar a transição para uma mobilidade mais verde. Desde 2021, o centro já conta com dois carregadores semirrápidos de veículos eléctricos e, visando ampliar esta oferta, estão projectados mais 14 pontos de carregamento ultrarrápido, tonando-se este num dos maiores hubs de carregamento deste género do país”, subscreve a consultora. A expectativa é que os novos pontos estejam operacionais no início de 2025, reforçando o compromisso do centro com as inovações sustentáveis.
“A nossa estratégia de implementação de soluções energéticas renováveis tem demonstrado resultados tangíveis, não só na redução de custos operacionais, mas mais importante ainda, no nosso impacto ambiental”, afirma Pedro Leal, director do centro comercial. “Estamos entusiasmados por liderar pelo exemplo na comunidade e contribuir para um futuro mais sustentáve.”