Selo Save Water contribui para redução do consumo de água em empreendimentos turísticos do Algarve
Segundo o último relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o sector do turismo, elaborado pela ADENE, até 31 de Julho, os empreendimentos que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water, alcançaram uma redução em cerca de 14% dos consumos de água

CONSTRUIR
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede
Sector da construção continua a apresentar risco elevado em 2025
Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos
Prepare a sua piscina antes da chegada do Verão com o Grupo Puma
Garagem Sul no CCB reabre Centro de Arquitectura
JLL e WORX acompanham Banco Julius Baer na sua expansão em Lisboa
Câmara de Aveiro avança para novo pavilhão municipal
Até 31 de Julho, os empreendimentos turísticos da região do Algarve, que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water, alcançaram uma redução em cerca de 14% dos consumos de água. Os dados constam do segundo relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o sector do turismo, elaborado pela ADENE.
Segundo a Agência, entre 18 de Março e 31 de Julho de 2024, 89 dos 650 dos empreendimentos turísticos desta zona, na sua maioria hotéis, aderiram à plataforma ‘Compromisso com a Eficiência Hídrica’.
Actualmente, encontram-se em implementação 2347 medidas de eficiência hídrica, mais 264 medidas do que as reportadas a 31 de Maio, das quais quase metade são estruturantes, nomeadamente com intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega, seguidas de melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos.
De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve e representará uma poupança financeira direta para os empreendimentos turísticos. São também formuladas algumas recomendações, incluindo a necessidade de reforço da adesão à plataforma e de assegurar medidas de garantia da qualidade dos dados reportados, bem como de quantificação das poupanças financeiras associadas à redução do consumo.
O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como os resultados alcançados na aplicação das medidas.
A iniciativa resulta da Resolução de Conselho de Ministros (RCM) n.º 26-A/2024, de 20 de Fevereiro, que veio reconhecer a situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca e aprovar um quadro de resposta abrangendo o abastecimento público, o turismo e a agricultura.
Recentemente, a RCM n.º 80/2024, de 21 de Junho, veio revogar a RCM nº26-A/2024, mantendo a situação de alerta, alargando o âmbito de aplicação do selo de eficiência hídrica a outras actividades (alojamento local, restauração, empresas de animação turística e rent-a-car), revendo em baixa (de 15% para 13%) o objectivo de redução do volume de água consumido pelo sector urbano, no qual se inclui o turístico.